Governador Mauro Mendes (DEM) assinou na manhã desta segunda-feira (20) o contrato para construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. São 730 km de trilhos sob o comando da Rumo Logística S/A, que ligará Rondonópolis – Cuiabá, além de Rondonópolis – Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A ferrovia ainda terá acesso á ferrovia nacional, com destino ao Porto de Santos, em São Paulo.
A expectativa agora é para o começo das obras. Conforme Mendes, a parte ‘física’ deve começar no segundo semestre de 2022, levando em consideração o processo burocrático de algumas etapas, entre elas, a retirada do licenciamento ambiental, que deve ter um prazo de 6 meses.
“Estima-se, em cálculo do BNDS, que 230 mil empregos sejam criados dentro desse projeto na cadeia longa da construção civil. O investimento é de R$ 11 bilhões e 100% dele vêm de recursos privados de empresas. Ou seja, não existe R$ 1 real de dinheiro público na obra da ferrovia estadual”, disse o governador.
Mendes ressaltou ainda que o papel do estado no tratado é cumprir com os trâmites burocráticos e possibilitar o trabalho da Rumo Logística, além de garantir a segurança jurídica do contrato, que prevê a exploração da ferrovia por 45 anos.
Apesar de uma ideia prematura, sobre o avanço dos trilhos por outras regiões de Mato Grosso, o governador afirma que é preciso respeitar o mercado e entender as demandas das regiões. “Livre mercado e livre concorrência definem os rumos das coisas. Nada impede que após a implantação, nós podemos adentrar em outros cantos de Mato Grosso”.