O Movimento Direita Mato Grosso confirmou que cerca de 80 ônibus, com aproximadamente 4 mil pessoas, partirão de Mato Grosso com a destino a Brasília, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e para participar das celebrações do Dia 07 de Setembro, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.
De acordo com o líder do movimento, Rafael Yonecubo, os manifestantes atendem a uma convocação do próprio presidente, candidato à reeleição ao Palácio do Planalto, para que os brasileiros "saiam às ruas em defesa da democracia, família e liberdade".
Oito ônibus já chegaram a Brasília. A maior parte da caravana partiu de cidades do interior, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Poconé, Guarantã do Norte, Rondonópolis e Primavera do Leste, por exemplo. Outros ônibus estão com saídas programadas de Cuiabá para o Distrito Federal na tarde desta terça-feira (06), entre 15h e 16h. As caravanas são custeadas por produtores rurais.
Ainda segundo Yonecubo, outros apoiadores do projeto de reeleição de Bolsonaro devem seguir para Brasília de avião, moto e ainda existe a expectativa de alguns produtores rurais levarem máquinas para desfilarem durante a carreata. No entanto, existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a presença de máquinas agrícolas durante as manifestações na Esplanada dos Ministérios.
"Estamos atendendo o chamado que o presidente fez comemorar para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil e comemorar nossa liberdade. Dos manifestantes que seguem para Brasília, a maioria é família. A orientação é para que seja tudo feito com ordem", ressaltou.
Um dos organizadores das manifestações em Cuiabá, o ex-deputado federal Vitório Galli, falou sobre a relevância das ações de apoio a Bolsonaro conforme as eleições se aproximam.
"A importância desse manifesto é para mostrar a massa se deslocando dos estados para lá. É uma ressonância para o país inteiro, embora em todas capitais vai ter essa ressonância", disse.
Confira o que foi proibido para a segurança do evento
A Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal afirma contar com policiamento da cavalaria, cães e o batalhão de operações especiais da Polícia Militar. Quem quiser assistir ao evento, terá que passar por revista. Veja os itens proibidos:
Fogos de artifício e similares;
Armas em geral;
Apontador a laser ou similares;
Artefatos explosivos;
Sprays e aerossóis;
Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes;
Garrafas de vidro e latas;
Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo;
Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas).