Lula liga para vereadora de MT hostilizada por bolsonaristas
O presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva (PT), ligou, nesta terça-feira (29), para a vereadora de Sinop, ao norte de Mato Grosso, a professora Graciele Marques dos Santos (PT), após ela ser hostilizada por bolsonaristas em sessão da Câmara Municipal, na segunda-feira (28), por causa de uma suposta fake news.
Na ligação, Lula chama os agressores de fascistas, demonstra solidariedade à professora, diz que sente orgulho da atuação dela e se coloca à disposição. No começo da conversa, pergunta sobre o que ela enfrentou no plenário.
“Nós temos um cenário ainda muito forte aqui de pessoas que não aceitam o resultado das eleições e tem muitas manifestações antidemocráticas em relação a isso. Eles promoveram vários ataques e desrespeitos. Eu tenho sofrido esse tipo de ataque sempre por ser do PT e por ser de esquerda”, disse ao futuro presidente.
Em resposta, Lula pergunta se ela havia registrado tudo em imagens e ainda pediu para que enviasse para ele.
"Então mande para mim, querida. Estou te telefonando para te dar um beijo e dizer que estou solidário com você. Vamos derrotar esses fascistas. Tenho muito orgulho e quero te dar um abraço. Qualquer negócio, pode ligar nesse telefone. Tchau, querida", disse Lula.
A vereadora, emocionada, responde que pretende vê-lo presencialmente durante a cerimônia de posse ao cargo de presidente da República, marcado para 1º de janeiro de 2023.
"A violência política de gênero causou danos irreparáveis na política brasileira nos últimos anos. As mulheres precisam ser respeitadas na política e nosso país precisa recuperar a paz e a democracia", escreveu.