Governadores, Lula e chefe de poderes reafirmam compromisso com a democracia

Imprimir
+ Política
Terça, 10 Janeiro 2023 | METRÓPOLES CNN
Todos os 27 governadores, entre titulares e vice, estiveram em Brasília na reunião com o presidente Lula e os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, além do Procurador-Geral da República. Em pouco mais de três horas de reunião, o compromisso com a democracia foi reafirmado mesmo diante das diferenças políticas e partidárias. Os presentes defenderam a pacificação e a reconstrução do país.
O compromisso ocorreu um dia após atos de violência e vandalismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
É o primeiro encontro que Lula tem com os chefes estaduais desde que tomou posse, em 1º de janeiro, em seu terceiro mandato à frente da Presidência da República. Inicialmente, a primeira reunião com os governadores ocorreria apenas em 27 de janeiro — agenda que está mantida.
Na ocasião, Lula disse a governadores que o intuito do encontro era “prestar solidariedade ao país e à democracia”. O presidente fez diversas críticas à Polícia Militar do Distrito Federal e a generais das Forças Armadas que foram omissos e coniventes com os vândalos que depredaram prédios públicos.
“Nenhum general se moveu para dizer ‘não pode acontecer isso’, ‘é proibido pedir isso’, ‘nós não vamos fazer isso’”, declarou Lula.
Após reunião no Palácio do Planalto, o presidente Lula e os governadores dos foram a pé à sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante o encontro, Rosa Weber agradeceu a iniciativa dos governadores, de terem proposto a reunião. Ela destacou a “unidade nacional de um Brasil que todos nós queremos, no sentido de defesa da nossa democracia e do Estado Democrático de Direito”.
Ela citou as invasões ocorridas no domingo (8) ao prédio do Supremo, que, segundo ela, ficou “praticamente destruído”.
“Essa simbologia me entristeceu de maneira enorme, mas quero assegurar a todos que vamos reconstruí-lo e que no dia 1° de fevereiro daremos o início ao ano judiciário, como se impõe o Poder Judiciário independente e guardião como é o STF”, disse.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews