Governador Mauro Mendes (União Brasil) se reuniu com 4 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta terça-feira (30). Encontro foi realizado na tentativa de sensibilizar representantes da Suprema Corte para liberação da ferrovia EF-170, a "Ferrogrão".
Em vídeo divulgado à imprensa, Mendes aponta que cumpriu agenda com os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes, Luiz Fux e José Dias Tóffoli. Na reunião, governador utilizou apelo econômico e ambiental na defesa da ferrovia.
Com cerca de 1.000 km de extensão, ferrovia será uma das principais vias de escoamento de grãos, ligando Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) a Miritituba (PA). Futuro da Ferrogrão, porém, depende de julgamento do STF, que será realizado nesta quarta-feira (31).
Judicialização do caso se deu após ação do Partido Socialismo e Liberdade (PSol). Conforme noticiado pelo , Advocacia Geral da União questionou os estudos de impacto ambiental, o que foi recebido como "hipocrisia ambiental" por Mendes.
"Mostramos a esses ministros o quanto a ferrovia é mais barata para o transporte de grãos no estado de Mato Grosso, que ambientalmente ela é mais correta porque vai emitir muito menos dióxido de carbono, muito menos poluição na atmosfera, e que vai trazer mais competitividade para economia do estado de Mato Grosso", disse.