Dilma vem a MT nesta terça lançar safra e definir palanque eleitoral
+ Política
Segunda, 10 Fevereiro 2014
| MIDIA NEWS
Dilma e o governador Silval seguirão de helicóptero para Lucas do Rio Verde
A presidente Dilma Rousseff (PT) participará, nesta terça-feira (11), do lançamento da safra de grãos 2013/2014, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), a partir das 9h.
Ela virá a Mato Grosso acompanhada do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade (PMDB).
Essa será a segunda visita da presidente a Mato Grosso desde que foi eleita – a primeira foi em setembro de 2013, na inauguração do Terminal Intermodal da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, em Rondonópolis.
Lucas do Rio Verde receberá a segunda estrada de ferro do Estado, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que ligará o Município a Goiás.
Dilma desembarcará de avião em Sinop (500 km ao Norte da Capital), pela manhã, e seguirá de helicóptero para Lucas, acompanhada de Antônio Andrade e do governador Silval Barbosa (PMDB).
Durante o trajeto, que dura entre 20 e 30 minutos, ambos devem aproveitar para discutir com Dilma questões políticas a respeito da aliança entre PMDB e PT para as eleições deste ano.
Silval deve conversar com a presidente também sobre a situação da base governista, que estuda formar um palanque com nove partidos para a campanha de reeleição da presidente em Mato Grosso.
O grupo carece de nomes fortes para disputar a sucessão de Silval – com exceção de Blairo Maggi (PR), que se recusa a encabeçar o projeto eleitoral –, e tem um grande número de pré-candidatos tentando se viabilizar.
A expectativa é de que eles conversem também a respeito da eventual candidatura de Silval ao Senado.
De acordo com o presidente do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, o governador vai anunciar, ainda neste mês, que abrirá mão da disputa eleitoral para concluir seu mandato, que se encerra em 31 de dezembro.
Ministério da Agricultura
A visita da petista vem em um momento em que há expectativa do setor do agronegócio, de que o próximo ministro da Agricultura seja escolhido entre nomes proeminentes do setor produtivo mato-grossense, em substituição a Andrade, que é cotado para disputar o Governo de Minas Gerais. Nesse caso, ele deixará o cargo até o dia 5 de abril.
Foram indicados para assumir o ministério o senador Blairo Maggi (PR), o secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller (PMDB), e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado (PSD).
Nenhum, porém, admite ver chances na própria nomeação.