A bancada federal de Mato Grosso – composta por oito deputados e três senadores – “esqueceu” de encaminhar emendas parlamentares a dez cidades de Mato Grosso neste ano.
Entre os municípios, está Nobres, que é um dos municípios com maior apelo turístico do Estado.
O dado foi publicado pela Folha de S. Paulo, neste fim de semana, e se refere aos R$ 23 bilhões de emendas do Governo Federal destinadas aos municípios até o dia 5 de julho.
A publicação enumera os 44 municípios em todo país que foram esquecidos, entre eles os dez de Mato Grosso.
Além de Nobres, os deputados federais e senadores de Mato Grosso também esqueceram das cidades de Cotriguaçu, Castanheira, Jangada, Novo Mundo, Rio Branco, Araguaiana, Conquista D’Oeste, Novo Horizonte do Norte e Novo Santo Antônio.
Para os outros municípios, os congressistas de Mato Grosso encaminharam aproximadamente R$ 450 milhões.
As emendas podem ser encaminhadas individualmente por cada congressista ou por meio da bancada federal. Elas também podem ser destinadas aos municípios ou ao Estado.
A Folha destacou que, normalmente, os recursos são destinados às obras e projetos de municípios que integram as bases eleitorais dos parlamentares.
Deste modo, os políticos conseguem ampliar seu capital, “o que ganha relevo em ano eleitoral. A prioridade do Congresso tem sido atender redutos eleitorais e não localidades com maior necessidade”.