O governador Mauro Mendes (União) defendeu uma mudança nas políticas sociais brasileiras. Segundo ele, os programas sociais vigentes estão criando uma geração de pessoas "dependentes" dos benefícios de modo que elas desistem de buscar trabalho.
“Tem uma parcela da população que não consegue se auto cuidar, são pessoas que por algum motivo perderam a capacidade, estímulo, condição física e até de reagir e se colocar diante de suas próprias necessidades e aí o governo tem que prover através dos programas sociais”, declarou durante entrevista ao Record News.
“Entretanto, nós temos que mudar essa forma de nos relacionar com as políticas sociais do país. Nós estamos exagerando, dando muito, cobrando pouco e gerando aí uma categoria de pessoas que estão ficando dependentes desses programas. Isso não é bom pra elas e muito menos para o Brasil”, avaliou o governador.
Exemplo na prática de como mudar essa política no país já existe em Mato Grosso. Trata-se do programa Ser Família Capacita, criado pelo Governo do Estado, que oferta 50 mil vagas em cursos de capacitação, de forma gratuita, em todos os municípios. Os cursos serão oferecidos conforme a necessidade de mão de obra de cada região.
Para o governador, "ensinar a pessoa a pescar" é a melhor maneira de ajudar o país como um todo.
"Esse é o melhor programa social que nós fazemos, gerar emprego”, finalizou.