Os senadores Blairo Maggi e Pedro Taques, que polarizam a disputa ao Governo
Se as eleições para a escolha do governador de Mato Grosso fossem hoje, o senador Blairo Maggi (PR) seria eleito com 59% das intenções de votos. Em segundo lugar estaria o também senador Pedro Taques (PDT), com 22%.
O resultado é do instituto Vox Populi, feita para o Diário de Cuiabá. O jornalista José Marcondes Muvuca (PHS) aparece com 1%. Do total de entrevistados, 6% afirmaram que anularão o voto ou votarão em branco e 12% não disseram em quem vão votar.
Sem Maggi na disputa, Taques assume a preferência dos votos.
No embate contra Lúdio Cabral (PT), Taques aparece com 50% e Cabral com 13%. Muvuca permanece com 1%.
O número de eleitores que não souberam ou não responderam, nesse cenário, sobe para 25%. Os que afirmam que vão anular ou votar em branco somam 11%.
Já no cenário contra o ainda juiz federal Julier Sebastião da Silva, que se filia ao PMDB nesta quarta-feira (2), Taques soma 55% dos votos, contra 3% de Julier e 2% de Muvuca. Brancos e nulos somam 13% e os indecisos são 28%.
Em outro cenário, com o vice-governador Chico Datro (PSD), Taques teria 54% e Daltro 4%. Muvuca teria 2% - brancos e nulos chegam a 13% e os que não sabem em quem votar ou não responderam são 27%.
Mais cenários
Segundo a pesquisa, nos cenários em que há duas candidaturas dos partidos aliados ao Governo do Estado contra Taques, o cenário não muda.
Em uma disputa entre Lúdio, Daltro e Taques, o senador soma 50% dos votos, Lúdio 12% e Daltro 4%. Muvuca continua com 1%. O número de indecisos é de 33%.
Já no cenário em que os candidatos governistas são Lúdio Cabral e Julier Sebastião, Pedro Taques está com 51%, Lúdio com 12% e Julier e Muvuca aparecem com 1% cada. Os indecisos somam 35%.
Num cenário contra os produtores rurais Eraí Maggi (PP) e Maurício Tonhá (PR), Taques aparece com 51%, Eraí com 6%, Tonhá com 4%.
Na modalidade de pesquisa espontânea, Blairo Maggi continua o primeiro colocado, com 9% da intenção dos eleitores. Taques é o segundo, com 4%.
O ex-prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o governador Silval Barbosa (PMDB) e o ex-vereador Lúdio Cabral foram citados por 1% dos entrevistados cada. Nessa avaliação, 81% dos eleitores ainda não sabem em quem votar.
A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 21 e 24 de março, com 1 mil entrevistados em todo o Estado de Mato Grosso.
A pesquisa foi feita de acordo com a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo da investigação. Ela foi registrada junto à Justiça Eleitoral: TRE/MT sob o número MT-00011/2014, no dia 25 de março, e no TSE sob o número BR 00061/2014, no dia 26 de março.