As denúncias são feitas por celular através do aplicativo PardalO município de Acorizal, localizado a 15km de Jangada, é a quarta cidade que mais recebeu denúncias através do aplicativo Pardal, sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para facilitar a denúncia de crimes eleitorais por parte do cidadão. As denúncias são feitas por celular.
O TRE recebeu até o momento 126 denúncias por meio do programa. Delas, 52% são referentes a propagandas como banners, cartazes, faixas, outdoors e placas e outros 12% por uso da máquina adminstrativa. O restante das delações estão divididas entre demais tipos de propaganda, compra de votos dentre outras.
Como era de se esperar, a maioria das denúncias é feita por pessoas de Cuiabá e Várzea Grande. A Capital fica com percentual de 59,3% e Várzea Grande 9,3%. Das demais cidades identificadas a que mais fez queixa foi Confresa, com 4,2%, seguida de Acorizal e Chapada dos Guimarães, com 3,2%, Alta Floresta, Barra do Garças, Colniza, Jaciara, Mirassol Doeste e Sinop, com 2,2%.
Das denúncias, 14 já deram origem a processos, sendo que 3 tramitam no TRE, 6 nas zonas eleitorais e 5 chegaram ao fim por arquivamento ou julgamento.
Todas as reclamações referentes a campanha que já está em andamento podem ser feitas pela internet, pelo site do TRE, na ouvidoria, por meio do Pardal. Lá, o denunciante pode enviar fotos, vídeos, e-mails ou outro tipo de prova para fazer a queixa. Vale lembrar que o mesmo sistema está disponível em app para o celular, baixado no Play Store.