'Os ricos não precisam de governo', diz Lula em evento do PT no RS
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do evento que comemora 10 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) na presidência da República nesta terça-feira (14), em Porto Alegre. Em seu discurso, Lula criticou a oposição, destacou o papel do Brasil na economia mundial e afirmou que os ricos "não precisam de governo".
A solenidade ainda está em andamento e acontece no teatro do Bourbon Country, na Zona Norte da capital. Também participam do evento o governador Tarso Genro e o presidente nacional do PT, Rui Falcão.
No evento, cúpula petista dá amostra do discurso eleitoral que será empregado nas eleições de 2014 (Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS)
“Acabamos com o complexo de vira-latas que tomava conta do nosso país. O Brasil virou uma nação importante na geopolítica internacional. Hoje somos a sexta economia do mundo”, destacou o ex-presidente Lula. “Não precisamos mais pedir licença a ninguém para fazer o jogo da política internacional. Alargamos nosso horizonte e diversificamos muito nossas relações comerciais”, acrescentou.
Lula também criticou a mídia e exaltou a política do governo do PT. “Os ricos não precisam do governo, quem precisa é a parte pobre da população. Vejo um certo pessimismo na mídia, mas alguém precisa falar mal. Quanto mais falam mal de você, mais você se fortalece”, sustentou.
O governador Tarso Genro destacou que o cenário de crise mundial não impede o crescimento do país. “O cenário global, que é um centro de crise, também é um cenário de delegação. É uma transferência da crise de um país como o nosso para países neoliberais, que fracassam em um modelo econômico de exploração”, disse.