O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, na sessão (23), o envio da força federal para 12 dos 141 municípios do Estado com intuito de garantir a normalidade da votação e apuração do resultado da eleição, que ocorre no próximo dia 5.
No caso de Mato Grosso, o pedido foi relatado pelo ministro Gilmar Mendes e contemplou São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Feliz Natal, Campinápolis, Juara, Peixoto de Azevedo, General Carneiro, Barra do Garças, Brasnorte, Gaúcha do Norte, Paranatinga e Rondolândia. Rio Grande do Norte e Amazonas, com 36 e três cidades, respectivamente, também terão reforço na segurança.
Urnas
Até agora, o TRE lacrou 764 urnas, o que corresponde apenas a 9% do total de todo o Estado. Contudo, os trabalhos devem intensificar durante esta semana. Das mais de 700 urnas preparadas, 641 são de seção, cinco mesas de justificativa e 118 de contingência (reserva). Segundo o coordenador de Sistemas Eleitorais, Salomão Fortaleza, as cerimônias de carga e lacre das urnas ocorrem dentro do cronograma. (Com Assessoria)