O presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB) assume, a partir desta segunda-feira (29), a Prefeitura de Cuiabá. Durante quase um mês - na verdade, 22 dias -, o parlamentar substitui ao prefeito Mauro Mendes (PSB), que entra em férias. Cuiabá não tem a figura do vice-prefeito - eleito com Mendes em 2012, o deputado estadual João Malheiros (PR)renunciou, optando por permanecer na Assembleia Legislativa.
Espera-se que a ausência de Mendes não tenha desdobramentos negativos. Isso porque Pinheiro tem um histórico de problemas políticos, familiares e administrativos, que contribuíram para um extremo desgaste em sua imagem, assim como do próprio Legislativo cuiabano, que tem a triste fama de ser conhecido como "Casa dos Horrores".
Quando assumiu interinamente, em 2011, no lugar de Chico Galindo (PTB), o vereador "marcou" sua gestão com a venda daSanecap para a CAB Ambiental, numa das transações mais polêmicas dos últimos tempos. Na Câmara, sua gestão é considerada um desastre.
Além disso, ele é réu em uma ação proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), acusado de ter aprovado leis sem que tivesse havido a tramitação e votação das mesmas pelo Plenário da Câmara. Diante do histórico, Pinheiro poderá causar umverdadeiro estrago com a caneta na mão.