O governador Pedro Taques (PDT) fez, nesta quarta (07), a primeira viagem oficial desde que assumiu o comando do Palácio Paiguás no último dia 1º. O pedetista está em Brasília prestigiando a posse de Armando Monteiro Neto (PTB) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Taques fez questão de prestigiar a solenidade porque mantém relação de amizade com Armando Monteiro Neto, que é senador por Pernambuco. Em agosto de 2013, o petebista esteve em Cuiabá, a convite do atual governador, palestrando no seminário “Mato Grosso do Futuro”, promovido pela Fiemt para debater o desenvolvimento industrial do Estado, além das novas perspectivas e ações em prol do crescimento econômico.
Armando representou a base da presidente Dilma Rousseff (PT) na disputa pelo governo de Pernambuco e foi derrotado em primeiro turno por Paulo Câmara (PSB). O vencedor integra o grupo político do ex-governador Eduardo Campos (PSB), que se lançou à presidência da República, mas morreu em acidente aéreo logo no início da campanha.
Apesar da derrota ao Governo, Armando liderou a campanha pela reeleição de Dilma em Pernambuco. A petista garantiu 70,2% dos votos no segundo turno, o que credenciou o aliado para comandar o ministério. Taques viajou acompanhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Seneri Paludo. Em Brasília, o deputado federal diplomado Fábio Garcia (PSB) se junto a comitiva. Armando substitiu Mauro Borges Lemos. A solenidade começa às 15h30 (horário de Brasília), no auditório do Banco Central do Brasil.
Às 19h17 - Taques elogia ações de ministro
Ao assumir o cargo, o novo ministro anunciou que será lançado um plano para estimular as exportações. A medida será tomada para enfrentar a queda do preço das commodities (bens primários com cotação internacional) e a perda de competitividade da indústria. Nesta linha, as medidas ocorrerão por meio dos eixos: desburocratização, desoneração das exportações, plano de investimentos para reduzir a idade média do maquinário industrial e estímulos aos financiamentos para estimular exportações das micro, pequenas e médias empresas.
Para Pedro Taques, as novas medidas anunciadas devem beneficiar o crescimento econômico de Mato Grosso. “O planejamento do novo ministro está em sintonia com as nossas propostas de governo, como a simplificação do sistema tributário. Temos um bom diálogo com o ministro e a certeza que o Governo Federal irá ajudar nosso Estado no desenvolvimento industrial”, disse o governador.