Direção da Ucmmat promete auditar contas e pretende denunciar Ismaili
A vereadora por Guarantã do Norte Edileusa Ribeiro (PTC) assumiu, nesta quarta (11), a presidência da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat) anunciando auditoria nas contas da gestão da antecessora Ismaili Donassan (PSD), vereadora por Colíder, destituída do cargo por suspeita de irregularidades. O resultado da apuração será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) para as devidas responsabilizações.
O levantamento realizado pela equipe do vereador por Cláudia Ebenezel dos Santos (PMDB), que substituiu Ismaili após a destituição, aponta emissão de cheques e pagamento de diárias para a social-democrata, após o afastamento para disputar vaga de deputada federal em 2014. Além disso, existem cheques sem fundos, contratação de assessoria jurídica sem licitação, pagamento de despesas sem anexação de notas fiscais, contabilidade desestruturada e dívida de aproximadamente R$ 140 mil.
Segundo Edileusa, a auditoria será patrocinada por empresários que preferem não aparecer. “Não teve transição. Por isso, desconheço a real situação da Ucmmat. Vou fazer a auditoria e quem deve vai pagar. A partir de agora, quem comprar um copo d’ água vai ter que prestar contas”, declara.
Eleita com 172 votos, Edileusa está no sétimo mandato como vereadora e é ligada ao deputado federal Carlos Bezerra (PMDB). O filho da parlamentar, Almir Oliveira Ribeiro, é assessor do peemedebista e atua na Região Norte do Estado. “Conseguimos 5,5 mil votos para o Bezerra em Guarantã do Norte e 18 mil na região. Agora, podemos contar com o apoio do deputado, que está agendando encontro com ministros e outras autoridades para fortalecer a Ucmmat e viabilizar projetos”.
De acordo com Edileusa, uma das prioridades será recuperar a imagem da entidade, que hoje representa somente 84 das 141 Câmaras de Mato Grosso. Dois dos três maiores Legislativos do Estado, Cuiabá e Rondonópolis não são vinculados à Ucmmat. A arrecadação mensal é de R$ 48 mil, paga conforme o duodécimo recebido por cada associada.
A solenidade de posse foi realizada na sede da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). O Governo foi representado pela adjunta de Relações Públicas da Casa Civil, Paolla Reis. Os deputados estaduais Eduardo Botelho (PSB), Leonardo Albuquerque (PDT), Saturnino Masson (PSDB) e Pery Taborelli (PV) também compareceram.