Mauro inaugura obras e explora "dobradinha" com Taques
As comemorações oficiais alusivas aos 296 anos da fundação de Cuiabá prosseguiram no feriado de Tiradentes, desta vez na zona rural da capital mato-grossense. Nesta terça-feira (21), o prefeito Mauro Mendes, acompanhado por políticos, jornalistas e parte de seu secretariado, promoveu a “Expedição Novos Caminhos”, onde inaugurou 7 pontes, uma estrutura tubular e deu início a mais uma ponte.
A expedição deixou a frente do Palácio Alencastro em dois micro ônibus e alguns carros oficiais por volta das oito horas. Além do prefeito Mauro Mendes e da primeira dama Virginia Mendes, participaram da expedição representantes de praticamente todos os veículos de comunicação de Cuiabá, o deputado federal Fábio Garcia, 9 secretários municipais, 5 vereadores e vários secretários adjuntos.
Com essas inaugurações somam-se 86 as pontes de madeira substituídas por estrutura mistas de concreto, na administração do prefeito Mauro Mendes. A meta do prefeito é chegar ao final do seu mandato com a substituição de 100% das 160 pontes madeiras existentes em Cuiabá. “Com isso vamos mudar definitivamente a história da zona rural de Cuiabá. Estamos escrevendo uma nova história”, afirmou o prefeito.
Antes de chegar à comunidade de Raizama, a expedição parou para inauguração simbólica das pontes-aterro, até chegar à maior de todas sobre o Rio Aricá, numa extensão de 24 metros, feita em concreto e vigas metálicas. Ao todo a prefeitura investiu nessas obras cerca de R$ 2,6 milhões, dentro do Programa Novos Caminhos. Elas beneficiam os moradores da região do Vale do Aricá-Açu, conhecida com Pantanal de Cuiabá. Ali se concentra umas das maiores bacias leiteiras da capital e também por ter uma importante estrutura de agricultura familiar. Além das pontes, a Secretaria de Obras realizou a recuperação e manutenção de 175 quilômetros de estradas vicinais. “É uma alegria poder voltar à zona rural e comemorar a entrega dessas pontes”, disse Mauro Mendes.
Em Raizama a expedição parou para tomar um café da manhã oferecido pela comunidade, enquanto aguardava a chegada do governador Pedro Taques, que a convite do prefeito Mauro Mendes fez questão de participar do trecho final da expedição. Numa parada em frente à Escola Rural Novo Renascer, onde havia uma placa apontando a realização das obras, o prefeito Mauro Mendes destacou que elas foram construídas com recursos próprios da prefeitura. Num gesto simbólico, por sugestão do governador Pedro Tasques, o prefeito acrescentou à chamada Fonte 100, de onde provém os recursos, a sigla Fethab. Com isso o Governo do Estado selou o compromisso de, através do Fethab, ajudar a prefeitura a continuar com a substituição das atuais pontes de madeira e construção de novas estruturas em concreto, ou mistas. Mensalmente a prefeitura deverá receber cerca de R$ 400 mil oriundos do fundo.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Marcelo Oliveira, a meta do programa é construir 160 pontes até 2016. De acordo com ele, essas obras são importantes, pois tornam mais segura a travessia de rios e córregos nestas comunidades e melhoram as condições de tráfego pelas estradas por onde são transportadas as produções locais.“Fixar o homem no campo é também dar condições dele ir e vir com estradas boas e permitir que seus filhos possam estudar, trafegando com segurança”, frisou o empolgado secretário de Obras.
A última parada da expedição foi na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Barreiro e Buritizal, tendo como cenário o paredão de rocha, muito próximo à Chapada dos Guimarães. Lá foi lançada a obra de construção da ponte mista sobre o Rio das Pedras II, numa extensão de 15 metros.
Representando seus colegas, o líder do prefeito na Câmara Municipal, Leonardo Oliveira, elogiou as ações de Mauro Mendes na Zona rural de Cuiabá. “O senhor está fazendo história e com o entendimento que está havendo entre prefeitura e governo estadual, certamente muito mais será feito por essas comunidades”, apontou o vereador.
Nos discursos dos líderes da região, o tom foi de agradecimento e euforia pela entrega das obras e início de outra. Outro ponto destacado foi o fato desta ter sido a primeira vez que um governador e um prefeito visitam a localidade fora de época eleitoral. A presidente da associação, Maria Izoelina, destacou que as pontes eram a principal necessidade da região, assim como as boas condições das estradas. “O prefeito Mauro Mendes e sua equipe foram os primeiros a aparecer aqui para conhecer e depois trazer soluções para nossos problemas. Estávamos cansados de palavras bonitas. Queríamos ação e isso está acontecendo”, disse ela.
No encerramento da solenidade o governador Pedro Taques lembrou que muitas vezes os administradores pensam em grandes obras e se esquecem das pequenas, como é o caso dessas pontes. “Para um morador do centro de Cuiabá, elas tem pouca importância, mas para os moradores da região que dependem delas para se locomover são essenciais”, afirmou Pedro Taques. Pedro Taques reiterou seu compromisso de continuar ajudando a administração Mauro Mendes. ”Estaremos juntos com Cuiabá construindo esses novos caminhos”, garantiu Pedro Taques.
Prestigiaram também a Expedição Novos Caminhos os vereadores Onofre Júnior, Juca do Guaraná, Adilson da Levante e Lila Pinheiro. Do primeiro escalão da prefeitura estiveram presente o secretário de governo e Comunicação, Kleber Lima, que organizou a expedição; de Habitação e Regularização Fundiária, Adilson dos Reis; José Roberto Stopa, de Serviços Urbanos; Marcelo Rondon Bussiki, da Controladoria; Eduardo Henrique de Souza, da Ordem Pública; vereador Domingos Sávio, de Trabalho e Desenvolvimento Humano; Jairo Rocha, da Ouvidoria geral e Allan Porto, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.