Senador Blairo Maggi fez previsão de que não há tempo hábil para conclusão do VLT
O senador Blairo Maggi (PR) afirmou que o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) não ficará pronto para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada na Capital, a partir do mês de junho.
“Eu não tenho dúvidas. Eu tenho certeza que o VLT não ficará pronto para a Copa. Talvez fique pronto o primeiro trecho, que terá início no Aeroporto e fim na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA). Essa parte poderá atender os turistas mas, de maneira total, não”, disse.
O parlamentar observou que o modelo de transporte escolhido na gestão do governador Silval Barbosa (PMDB) é “novo, moderno e será eficiente”, porém também é ousado e extenso para ser executado em um período curto.
“Temos que respeitar a engenharia e o bom senso de saber que uma obra tão grande e virtuosa não tem espaço dentro da física e técnica para ficar pronto no período viável para a Copa. Pode até esparramar trilhos pela cidade, mas colocar para funcionar é outra coisa e leva tempo”, afirmou Maggi.
Entre a instalação da estrutura e o pleno funcionamento do VLT, o senador disse que serão necessários, pelo menos, testes nos trechos que serão construídos (além do Aeroporto-CPA haverá o Centro-Coxipó), e capacitação e treinamento de pessoal.
Demais obras
“O VLT não foi boa escolha visto sob a ótica de entregar dentro do prazo para a Copa. Vejo que todas as obras estarão prontas, mesmo que elas começassem agora, tecnicamente falando, haveria tempo hábil para terminá-las. O VLT não”, disse.
Para Maggi, o governador Silval ainda não se deu conta da realidade e, assim que der, será necessário transparência com a população.
“No momento em que ele perceber que não vai ficar pronto, vai ser preciso dizer. Transparência para sociedade é fundamental. Tem que ser claro e dizer ‘olha, o primeiro trecho ficará pronto, daí para frente eu não consigo mais’. Não vai adiantar”, completou.