“O PSDB não abre mão de candidatura própria na Capital”
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) afirmou que o partido não abrirá mão de lançar candidatura própria, nas próximas eleições, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá.
“O PSDB não abre mão de candidatura própria na Capital. Isso é uma questão sine qua non, uma questão de princípios. Em Cuiabá, é praticamente unânime o sentimento do partido de que é preciso disputar as eleições”, afirmou o tucano, em entrevista ao MidiaNews.
Líder do Governo Pedro Taques (PDT) na Assembleia Legislativa, Wilson se intitulou “defensor intransigente” dessa bandeira e disse que o presidente do diretório estadual do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, já deu sinais de que pretende levar o projeto adiante.
“Eu defendo intransigentemente essa candidatura em Cuiabá. Assim como o Nilson Leitão, que já deu o sinal nesse sentido, bem como o diretório municipal, onde é também praticamente unânime o desejo de candidatura própria”, disse o parlamentar..
“O PSDB é um partido que tem extraordinários serviços prestados em Cuiabá, seja com Dante de Oliveira, com o coronel José Meireles, com Roberto França, comigo... Nós fizemos muito por Cuiabá. Existem aqui muitos serviços prestados pelas gestões tucanas”, completou o deputado, ao lembrar de ex-prefeitos da Capital.
Wilson Santos citou a construção de parques públicos na cidade, os centros odontológicos de Saúde, a construção de policlínicas, o acesso à rede municipal de Educação e ainda a construção ou duplicação de avenidas, como a Miguel Sutil, Monte Líbano e das Torres, como exemplos da “marca tucana em Cuiabá”.
“Então, como uma folha de serviços prestados dessa envergadura, o PSDB tem a obrigação cívica de apresentar um nome para a disputa do ano que vem”, afirmou ele.
Fora da disputa
Embora seja defensor da candidatura própria do partido e de ter o nome ventilado nos bastidores, Wilson Santos – que já foi prefeito de Cuiabá em duas ocasiões – descartou qualquer possibilidade de voltar a disputar o comando do Palácio Alencastro, no próximo pleito eleitoral.
“Essa possibilidade é zero. Em hipótese alguma, eu serei o candidato do partido”, afirmou.
O deputado disse, inclusive, que “proibiu” os companheiros de legenda de trabalharem seu nome para uma eventual disputa ao Alencastro.
“Na convenção municipal do partido, realizada no último domingo, solicitei aos companheiros de partido que não trabalhem meu nome. Eles estão desautorizados de trabalhar essa hipótese”, disse.
Base em Cuiabá
Wilson Santos também preferiu não citar nomes de eventuais companheiros que podem vir a encarar as urnas em 2016.
“Não vou antecipar nomes porque pode atrapalhar as conversações que estão no início. Mas o PSDB terá candidatura própria em Cuiabá e com boas chances de vitória”, disse.
O líder tucano antecipou, contudo, que o partido dará preferência a nomes que tenham base de atuação na Capital.
Na prática, o discurso tira da disputa o presidente da Famato, Rui Prado, que se filiou a legenda no último final de semana.
“O Rui tem domicílio eleitoral em Campo Novo do Parecis [Região Noroeste]. Estamos fazendo sondagens em nomes de Cuiabá. Lideranças que moram aqui, que possuem domicílio eleitoral aqui, que têm seu campo de atuação em Cuiabá, na Vaixada de Cuiabana”, afirmou.
“Mas isso não quer dizer que o Rui não seja um nome. Tanto a nível estadual, quanto nacional houve uma concordância em recebê-lo no partido com a sua base. É importante que o PSDB tenha entrada no agronegócio, como também temos entrada forte entrada na agricultura familiar”, completou.
Projeto nacional
De acordo com o parlamentar tucano, a candidatura própria da sigla faz parte de uma política pensada a médio e longo prazo e que visa, principalmente, ao fortalecimento dos tucanos na disputa presidencial de 2018.
“Estamos fazendo política a médio e longo prazo e o PSDB não abrirá mão da disputa em Cuiabá”, disse ele.
“Isso está dentro do projeto para 2018, do projeto nacional de elegermos o futuro presidente da República, por isso, se fazem necessárias as candidaturas em todas as capitais brasileiras”, completou.