+ Política
Quinta, 18 Junho 2015
| Diário de Cuiabá
Apesar dos compromissos que cada um dos 24 deputados estaduais tem com suas bases eleitorais representando todos os 141 municípios, um entendimento está sendo construído para se atender emergencialmente com emendas parlamentares, o município de Várzea Grande e também Cuiabá que são referência na procura de cidadãos principalmente para soluções na área da saúde.
As estimativas ainda em levantamento são de que Várzea Grande precisaria de um aporte de R$ 100 milhões para os próximos 12 meses, ou seja, metade do ano de 2015 e metade do ano de 2016, sendo que para este ano, se trabalha para que parte das emendas seja liberada no segundo semestre. “Já conversamos inclusive com o governador Pedro Taques que também tem interesse em ajudar Várzea Grande por causa deste momento de dificuldade e de instabilidade”, disse o deputado e 1º vice-presidente da Assembleia, José Eduardo Botelho (PSB) que tem na cidade um dos seus principais redutos eleitorais, onde foi o mais votado em 2014.
A prefeita Lucimar Campos (DEM) sinalizou que por ter assumido em uma condição adversa, tem a capacidade financeira do município limitada e a população não tem mais como suportar mais impostos, mais taxas, mais cobranças. “O povo ordeiro de Várzea Grande espera de seus governantes, resultados, políticas públicas eficientes. É claro e óbvio que não temos as respostas para todos os anseios, mas estamos empenhados e toda ajuda é bem-vinda”, disse a prefeita.
Já estiveram conversando com a prefeita Lucimar Campos, o presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB), os deputados José Eduardo Botelho (PSB), Peri Taborelli (PV), Emanuel Pinheiro (PR), Mauro Savi (PR), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Romoaldo Júnior (PMDB), Wilson Santos (PSDB), Gilmar Fabris (PSD), Janaina Riva (PSD), Zeca Viana (PDT), Nininho (PR).
“Todos os deputados demonstraram estar sensíveis em prol de Várzea Grande, até porque o município recebe apelos de moradores de outras cidades e regiões de Mato Grosso, então temos a possibilidade de ajudar com emendas e o governo do Estado com ações. O governador Pedro Taques está sensível e pronto para ajudar, pois entende que tem compromisso com todos os moradores, pois foi eleito governador de Mato Grosso e de todos os mato-grossenses”, explicou o presidente da Assembleia, Guilherme Maluf.
Um dos mais críticos parlamentares a gestão do ex-prefeito Walace Guimarães (PMDB), o líder do PV, deputado Peri Taborelli foi taxativo ao declarar que Várzea Grande não merece mais administradores aventureiros. “Nós temos que envidar todos os esforços para ajudar Várzea Grande e sua população a sair da crise em que se encontra instalada, pois ela contamina toda região e acaba provocando problemas para Cuiabá e outras cidades que tem muito menos condições de prestar um serviço melhor para a população mais carente”, disse Peri Taborelli sinalizando que vai trabalhar junto aos deputados para que os 24 contribuam com emendas, já que todos tiveram votos em Várzea Grande.