Prefeito é afastado do cargo por não atender requerimentos de vereadores
A Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá) afastou, na manhã de hoje (18), o prefeito Valdir Ribeiro (PT). A alegação dos parlamentares seria a falta de resposta aos requerimentos da Casa de Leis. Segundo os vereadores, o prefeito não deu atenção a mais de 120 solicitações que partiram do gabinete do vereador Adelmar Galho (PROS).
Valdir tem 24 horas para recorrer da decisão. Ele foi afastado, conforme a Lei Orgânica do município. “Existe um artigo da Lei municipal que diz que se o prefeito não responder aos requerimentos dos vereadores ele pode ser afastado. Com isso o vice-prefeito assume”, disse o vereador Marcos Felipe (PMDB).
Na prefeitura, os assessores garantem que todos os pedidos foram respondidos e nenhum foi engavetado, porém, a resposta não teve valia e levaram o critério para decisão de plenário.
A votação para o afastamento do prefeito se deu após o vereador Adelmar enviar uma carta para a presidência da Casa, que acatou e colocou em votação a situação de Waldir. “Foram nove votos a favor, uma abstenção e um voto contra”, disse Marcos Felipe.
A decisão de afastamento coloca o prefeito Valdir fora da prefeitura por 90 dias. A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito afastado e seu vice, Waldirzinho do Posto, mas nenhum dos dois atendeu os telefonemas e nem retornou as ligações.