Maluf diz que "céu é limite" e quer candidato tucano em Cuiabá
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), defendeu que o partido tenha candidatura própria em Cuiabá, nas eleições municipais de 2016.
Segundo ele, a filiação do governador Pedro Taques à sigla, cujo ato acontece no próximo sábado (29), “reviveu” a vontade de uma candidatura majoritária na Capital entre os tucanos.
“Vamos rediscutir a candidatura em Cuiabá. O quadro mudou muito. O partido é pequeno no Estado. Apesar de ter três deputados estaduais, não tínhamos a expectativa de fazer muitas prefeituras, mas, com a vinda do governador, isso muda”, disse.
“Agora, o céu é o limite”, afirmou Maluf, ao reiterar ser favorável que o partido tenha um candidato.
O presidente da Assembleia disse ainda que a filiação de Taques ao PSDB pode afastar o partido de uma eventual aliança com o prefeito Mauro Mendes (PSB), que, provavelmente, sairá a uma disputa pela reeleição.
Em maio passado, a bancada do partido na Câmara Municipal aderiu à base do prefeito e, posteriormente, assumiu uma pasta no staff municipal.
Nos bastidores, as informações eram de que isso sinalizaria uma aliança entre PSDB e o PSB, com os tucanos, inclusive, tendo a possibilidade de indicar o candidato a vice-prefeito numa eventual chapa.
“Eu acreditava que tudo caminharia nesse sentido (de o PSDB apoiar a reeleição de Mauro), mas, existem alguns fatos novos na política que precisam ser respeitados. O partido está crescendo e já tem gente querendo disputar a vaga dentro do PSDB”, afirmou.
Nomes
Dentre os nomes que podem encarar a disputa, Maluf citou o de seu primo, o empresário Marcelo Maluf, além do proprietário do Grupo Gazeta de Comunicação, Dorileo Leal.
Dorileo, embora atualmente esteja filiado ao PMDB, já recebeu convites para ingressar no ninho tucano.
“Pode ser o Marcelo Maluf, o Dorileo Leal, que ainda não se filiou, mas está conversando com o PSDB, o próprio deputado Wilson Santos... Há mais um ou dois nomes que podem aparecer”, disse.
O presidente da Assembleia, no entanto, descartou a possibilidade de ele voltar a disputar eleição para prefeito de Cuiabá.
Nas últimas eleições municipais, Maluf terminou a disputa em quarto lugar, com 4,59% dos votos válidos, atrás de Mauro Mendes, Lúdio Cabral (PT) e do Procurador Mauro (PSOL).