Taques exalta manifestações contra corrupção durante desfile de Independência
Os 193 anos da Independência do Brasil foram comemorados pelos mato-grossenses com a realização do tradicional desfile cívico, na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro. O evento ocorreu em frente à Praça das Bandeiras, em Cuiabá, e marcou o encerramento da Semana da Pátria. Aproximadamente mil pessoas desfilaram, entre alunos da rede pública de ensino e integrantes das forças de segurança do Estado.
O respeito à democracia foi destacado pelo governador, Pedro Taques (PSDB), que acompanhou toma a celebração. Ele destacou o direito cívico à manifestação dos cidadãos. "Representa a independência a liberdade o movimento cívico. Mostra que o povo brasileiro quer sair as ruas quer manifestar. Vejo que tem manifestantes em todas as ruas, em todos os sentidos. Isso é muito bom, na democracia temos que ouvir aqueles que são diferentes, respeitar as minorias".
Em função do tempo seco e em atendimento ao pedido da Secretaria de Estado de Educação, a organização inverteu a ordem do desfile. Primeiro, os estudantes desfilaram e os membros das forças de segurança encerraram o evento.
O secretário adjunto de ações integradas da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel Joelson Sampaio, frisou que o evento foi preparado por uma comissão para que a população pudesse comemorar este momento que marcou a história do País. Quanto ao atraso de mais de uma hora para o começo do evento, ele atribuiu à demora dos próprios estudantes.
Aos 14 anos de idade, Fernanda Costa de Oliveira participou do desfile pela primeira vez. A aluna da Escola Estadual Presidente Médici disse que é importante comemorar a independência do Brasil e que pretende desfilar nos próximos anos novamente.
A Independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822. O fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.