Vice-governador se reúne com Kassab e mais 30 políticos para tratar de filiação ao PSD

Imprimir
+ Política
Segunda, 21 Setembro 2015 | Olhar Direto
O vice-governador Carlos Fávaro (PP) se reúne com o ministro das Cidades e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, na noite desta segunda-feira (21), em Brasília (DF), para tratar sobre o convite para que ele e seu grupo político se filiem ao PSD. Também vão participar da reunião mais de 30 políticos, entre prefeitos e pré-candidatos a prefeito, alguns que já pertencem ao PSD e outros que avaliam se filiar.
Entre eles, os prefeitos de Glória D’Oeste, Nilton Borgatto (PP); de Nova Lacerda, Valmir Moretto (DEM); de Araputanga, Paulo Abrão (DEM); e o presidente da Empresa Mato-grossense de Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota (PP). O atual presidente regional do PSD, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, também participa do encontro. O deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT) e o vereador Domingos Sávio (SD), que atualmente é secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, também estão em Brasília e devem participar da reunião, para saber sobre o andamento da recriação do PL.
Fávaro tem se dedicado à recriação do PL, porém, com a dificuldade para obter o número mínimo de assinaturas de apoiamento necessárias, a sigla pode acabar não sendo criada a tempo de abrigar aqueles que pretendem disputar as eleições de 2016, ou seja, até 2 de outubro deste ano, um ano antes do pleito. Como o plano de Kassab é fundir as duas siglas após recriar o PL, filiar Fávaro ao PSD já seria adiantar alguns passos.
“Meu projeto é a recriação do PL, e está bastante avançado. Mas não posso pensar só em mim. Eu não sou candidato em 2016, mas quero acolher companheiros que serão candidatos. O PSD é um partido irmão do PL, foi criado na mesma base. Nos próximos dias vamos decidir se filiamos ou não”, disse o vice em entrevista na última sexta-feira (18).
Caso decida por se filiar, Carlos Fávaro deve assumir a presidência do PSD, no lugar de Neurilan. Para entrar no partido, o vice-governador conta com a desfiliação iminente da deputada Janaina Riva e de seu pai, o ex-deputado estadual José Riva, que liderou a criação do PSD em Mato Grosso, em 2011.
Adversários políticos do governador Pedro Taques (PSDB), os dois não concordam em pertencer a um partido que está entrando na base governista. Por isso, Janaina aguarda uma carta com autorização de Kassab para se desfiliar e ir para o PMDB. O deputado estadual Gilmar Fabris (PMDB) deve acompanhá-la.
“Pelo que tenho visto na imprensa, Riva, Janaina, e Gilmar fabris já saíram. A saída deles do PSD é pré-condição para formarmos um grupo e fortalecer, trazer lideranças novas, oxigenar e traçar um novo modelo de partido, junto do governador Pedro Taques”, afirmou Fávaro. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews