Gauchinho e Chindo e mais 8 prefeitos migram para o PSB em encontro estadual; 5 eram do PSD
Cerca de 1000 pessoas participaram do encontro estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no qual foram oficializadas as adesões de dez prefeitos do Estado ao partido. O evento ocorreu neste sábado (26), no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá e contou com a presença de lideranças do partido, entre elas, os deputados estaduais Max Russi, Oscar Bezerra e Eduardo Botelho, os deputados federais Adilton Sachetti e Fábio Garcia e o presidente do partido prefeito da Capital Mauro Mendes.
Foram para a sigla os prefeitos de Campo Verde Fabio Schroeter (ex-PTB); de Dom Aquino, Josair Lopes (ex-PSD); a de Jauru Enércia Monteiro (ex-PT); de Santa Cruz do Xingu Marcos de Sá (que voltou a sigla); de Acorizal, Arcilio Jesus da Cruz, o Chindo (ex-PSD); de Juruena Raimundo Manske (ex-PDT); de Torixoréu Odoni Mesquita Coelho (ex-PSD); a prefeita de General Carneiro Magali Amorim (ex-PSD); o prefeito de São José do Rio Claro Natanael Casavechia (ex-DEM); e de Jangada Valdecir Kremer (ex-PSD).
Nesse novo cenário, o PSB teve um aumento de 1000% em relação aos prefeitos, passando de um para onze. Para Mauro Mendes, que agora tem correligionários no executivo municipal, também é um momento de conquista e crescimento. "A nossa intenção é termos um partido fortalecido e unido. Estamos começando a construir o capítulo de uma nova história, na qual teremos muito orgulho. Agora é hora de solidificar esse crescimento. O crescimento de um partido de mais de 60 anos", ressalta.
Na oportunidade, Fábio Garcia ressaltou a importância da reestruturação do PSB em todos os municípios do Estado. "Estamos formando um novo quadro. É um momento muito importante e nosso compromisso é dar continuidade ao trabalho. Queremos contribuir com o trabalho que esses prefeitos já desenvolvem nesses municípios".
Já o deputado Adilton Sachetti pontua que o objetivo do partido não é ser o maior do Estado, mas sim o melhor do estado com pessoas prontas para promover o enfrentamento quando necessário. "Queremos um partido com identidade, um partido de pessoas que pensam nesse estado de forma séria, honesta, transparente, que tenham pessoas com coragem de fazer o enfrentamento, como está sendo feito no estado nesse momento".
Sachetti também enfatizou a possibilidade de disputa em todos os municípios. E disse que estão abertos a candidatura de prefeitos e vereadores que carregam estes mesmos objetivos.
De acordo com o deputado, o PSB possui hoje 20 provisórias prontas e 21 em andamento, o que mostra que nas próximas eleições o partido estará presente em todos os municípios de Mato Grosso. Além dos onze prefeitos, hoje a sigla conta com 5 vice-prefeitos e a expectativa é que tenham candidatos ao executivo municipal em mais de 50 municípios, dos 141 existentes. "Em sua maioria com grandes chances de serem eleitos", comemora.
O evento segue na parte da tarde cuja expectativa é reunir os militantes vindos de mais de 100 diretórios municipais para tratar sobre formação política e alinhamento partidário. A tarde os participantes também poderão participar de palestras com o advogado José Antônio Rosa, que irá abordar o tema “Legislação Eleitoral” e o professor e cientista político João Edisom de Souza, que tratará sobre “Marketing Político”. O encerramento será com uma palestra motivacional “Como Formar um Time Vencedor” com o atleta Oscar Schmidt.
Também participaram do evento o senador José Medeiros (PPS) que agradeceu inclusive o convite feito por algumas lideranças para que engrosse o time socialista futuramente. Também estavam presentes o secretário de Agricultura Familiar Suelme Evangelista, os secretários municipais de Cultura Alberto Machado, de Assistencia social José Rodrigues e o vereador Onofre Júnior.