Com Fávaro no PSD, Janaína deixa a sigla e confirma o ingresso no PMDB
O vice-governador Carlos Fávaro se filiou ao PSD, na manhã desta segunda (28), e assumiu a presidência do partido. Ele deixou o PP e ingressou na sigla mesmo sem o cumprimento das condições impostas, que são a saída dos deputados estaduais Gilmar Fabris e Janaína Riva e do ex-parlamentar José Riva.
Em contrapartida, Fávaro ressalta que as exigências permanecem, mas havia necessidade interna para que a filiação ocorresse o mais rápido possível.
O ato contou com a presença do governador Pedro Taques (PSDB), do deputado estadual Zé Domingos Fraga (PSD), o presidente interino do partido Neurilan Fraga, além de lideranças que também se filiaram à legenda. “Vamos buscar construir um novo grupo político. Não vamos ficar presos ao passado. Com isso, vamos sustentar a base de apoio do governador”, afirmou Zé Domingos.
Na cerimônia também foi discutida a nova composição executiva do partido no Estado, agora dividida entre nove membros da antiga base, outros nove que chegam com Fávaro e ele enquanto presidente. Neurilan classifica a chegada do vice-governador como um momento de fortalecimento do partido. Reforça ainda que as articulações eram feitas junto ao ministro e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Embate
Com a entrada de Fávaro no PSD, Janaína confirma que seguirá com o plano de entrar com uma ação declaratória de justa causa junto ao Tribunal Regional Eleitoral. “Vamos entrar com o pedido e aguardar a análise do TRE”. Quanto ao futuro partidário, a deputada comenta que o PMDB continua sendo a opção mais viável. “Acredito que seja para lá que eu vá mesmo”.
Partido Liberal
Sobre a criação do PL, Fávaro explica que o grupo acredita que o registro deve ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em breve. Destaca que, devido ao ingresso no PSD, quem deverá assumir a futura presidência é Lair Mota, dirigente da Empaer. Fávaro ainda esclarece que, futuramente, haverá uma resolução expedida pelo presidente das duas siglas coligando-as a nível nacional.