“A culpa é de quem fez a obra”, diz Taques sobre a qualidade das rodovias de Mato Grosso

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Quinta, 05 Novembro 2015 | OlharDireto

“O cidadão exige qualidade, inclusive nos modais de transporte. O cidadão não quer saber de quem é o buraco, se é do Mauro Mendes, se é o buraco do Pedro Taques ou se é o buraco da Dilma Rousseff”. A declaração é do governador Pedro Taques, que participou na manhã desta quinta-feira, 05 de novembro, "I Fórum Qualidade em Foco" promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado.

O fórum teve início nesta quinta-feira e segue até amanhã, 06. O encontro é tido como o "marco zero" nas políticas públicas da logística e infraestrutura mato-grossense (rodovias), uma vez que é importante canal da economia do estado.

O chefe da Controladoria Regional da União no Estado de Mato Grosso (CGU), Sergio Akutagawa, destaca que a discussão que se pretende é mais ampliada do que só discutir a execução. “Quando se fala em obra só se pensa na execução dela. Porém, é preciso planejá-la e verificar se trará benefício ou não para a sociedade. Não se resolve nada analisar a qualidade da obra quando ela está concluída, é preciso fazer desde o início do processo. Hoje, o que importa é o dinheiro. O governo enxerga que o que vai gastar e a empresa o que vai injetar na obra. O foco é a sociedade. Temos de atender as suas necessidades”.

Conforme Akutagawa, o comprometimento do poder público é fundamental. “Esse comprometimento que estamos vendo por parte da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) em fazer obras de qualidade é fundamental”.

Na opinião do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TEC), conselheiro Waldir Teis, as obras mal feitas é um “problema cultural” do Brasil. “Não é culpa das empresas e do governo. É um problema cultural nosso (brasileiro)”, destacou.

Ao contrário do conselheiro Waldir Teis, o governador Pedro Taques afirma que é sim “a culpa é de quem fez a obra” para situação em que as rodovias estaduais de Mato Grosso se encontram.

“O Governo de Mato Grosso sente-se confortável com eventos como este fórum. Estamos com um laboratório móvel (caminhão) da Sinfra percorrendo o Estado para garantir asfalto de qualidade. Temos encontrado casos absurdos. Nossa administração não tem receio de controle. Controle significa acertar. Por isso, buscamos parcerias para acertar”, enfatizou Taques.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, hoje 193 frentes de trabalho estão atuando em Mato Grosso. Além disso, há equipes técnicas em todo o Estado fazendo a manutenção das rodovias.

Diversas obras são realizadas nas rodovias estaduais de Mato Grosso. A meta do Governo do Estado é construir mais de 500 novos quilômetros de rodovias estaduais e recuperar outros 1,5 mil quilômetros ainda em 2015.

Entre as rodovias estaduais em obras de recuperação, hoje, por meio do Pró-Estradas, estão a MT-130 entre Primavera do Leste e Paranatinga, com 32 quilômetros, e a rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que dá acesso a Chapada dos Guimarães. Recentemente a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) anunciou a construção de mais de 44 quilômetros entre as MTs 326 e 240, na região do Araguaia, também conhecida como "vale dos Esquecidos".

Na última semana quatro concessões de pedágios, localizados em sete rodovias estaduais, foram anuladas pelo Governo de Mato Grosso. A invalidação, esclareceu o governo na ocasião, referiu-se a processos licitatórios realizados em 2014, onde uma série de vícios e irregularidades foram encontradas.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
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