Meraldo e Adriano os primeiros suplentes desta legislatura tomam posse nesta quinta-feira
Os suplentes Meraldo Sá (PSD) e Adriano Silva (PP) tomarão posse como deputados estaduais na quinta-feira (7), substituindo Gilmar Fabris (PSD) e Eduardo Botelho (PSB), respectivamente, por quatro meses. Eles são os primeiros suplentes desta legislatura a ocuparem cadeiras na Casa.
Vice-presidente da Assembleia, Botelho baseou seu pedido no dispositivo regimental artigo 52. “O deputado poderá obter licença nos seguintes casos: (...) VI – para cuidar de interesse particular, sem remuneração, desde que não ultrapasse 180 dias por sessão legislativa, conforme Art. 32, inciso II, da Constituição do Estado”.
Já Fabris explicou que sua saída a um pedido do presidente estadual do PSD, o vice-governador Carlos Fávaro, que determinou um rodízio entre parlamentares e suplentes. Ainda antes do recesso, Fabris ressaltou que o partido não tem dono e que sua licença era uma forma de contemplar os companheiros que o ajudaram na eleição proporcional.
“Fávaro é o comandante e devemos respeitar a hierarquia. Quando falou sobre o rodízio, eu me coloquei à disposição para colaborar e dar oportunidade aos colegas. Estou feliz em poder contribuir”, destacou.
Suplente de Fabris, Meraldo é ex-prefeito de Acorizal e também ex-presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Ele obteve 18.006 votos nas eleições de 2014 e tem a base eleitoral na Baixada Cuiabana.
Já Adriano Silva é ex-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e obteve 18.118 votos pelo PP, mas aguarda a "janela" para migrar para o PSB. Com a ida para o novo partido, Adriano volta a ter o nome cotado para disputar a prefeitura de Cáceres.
Inclusive, fala-se nos bastidores que o ex-reitor estaria ocupando a cadeira de Botelho justamente para garantir visibilidade nas eleições deste ano.
O próximo deputado a entrar de licença deve ser Oscar Bezerra (PSB), que já afirmou que acompanhará de perto as eleições municipais de Juara, pois sua esposa, a ex-deputada Luciane Bezerra (PSB), concorrerá à prefeitura da cidade.