Governo nomeia quase 500 novos policiais civis que devem começar a atuar em fevereiro
O governo do estado nomeou 495 novos policiais civis na tarde da última sexta-feira (22). Os policiais concluíram a fase final do concurso público e se formaram no Curso Técnico Profissional para serem investigadores e escrivães de polícia, e em fevereiro seguem para a segunda fase da academia.
As nomeações devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado, que trará também os trâmites legais, como documentação e prazos para que os novos integrantes das forças de segurança participem da academia. Os novos policiais civis vão atuar na capital e no interior do estado. No total, são 458 novos investigadores e 37 novos escrivães.
“Estamos atendendo ao maior anseio da população, de ter mais policiais. Em três meses eles estarão prontos para ir às ruas, aumentando nossa capacidade de resposta à violência, atuando onde a polícia precisa crescer, conduzindo as investigações de homicídio, roubo, tráfico, agressões e, especialmente, contra a corrupção. Eles serão empregados de forma estratégica”, afirmou Fábio Galindo, secretário de Segurança Pública do estado, após o ato, no Palácio Paiaguás.
O programa de recomposição de efetivo das forças de Segurança Pública de Mato Grosso teve neste mandato a maior contratação da história. Foram contratados 3.498 novos profissionais, sendo 1.952 novos soldados para a Polícia Militar, 1.084 escrivães e investigadores para a Polícia Civil, 449 novos soldados para o Corpo de Bombeiros, 09 peritos e 04 médicos legistas para a Politec.
“A segurança estava desmoronando, com apenas 45% do efetivo ideal. A regra número um dessa gestão é a reconstrução, passando por recompor o efetivo”, afirmou o secretário.