Encontro Regional do PTB em Rosário Oeste é marcado por críticas ao governador Silval Barbosa
Críticas e discursos aquecidos marcaram o Encontro Regional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), realizado na última quinta-feira (20.06) em Rosário Oeste. Há pouco mais de um ano para as eleições, o clima já começa a esquentar e as críticas ao governador Silval Barbosa estão se tornando “pautas” dos encontros.
Além dos discursos aquecidos do prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT) e do suplente de deputado estadual, Márcio Pandolfi, também do PDT, o ex-diretor-geral do Dnit ministrou uma palestra ao público que esteve presente no cinema municipal de Rosário. Em um discurso de pré-candidato ao governo no ano que vem, Pagot falou principalmente sobre logística e desenvolvimento integrado em Mato Grosso.
As críticas mais fortes foram feitas pelo prefeito de Lucas. Pivetta citou as manifestações que estão acontecendo em diversas cidades do Brasil. “Esse movimento que está acontecendo na sociedade, é um movimento que não tem cor, não tem time político, mostra que o povo cansou, o povo cansou de enganação, cansou das conversas de que vai ser feito, o povo está cansado desse modelo de governança”, pontuou.
Pivetta continuou atacando e teceu duras críticas ao governo Dilma e ao PMDB. “Os partidos que não tem nomes pra enfrentar as urnas, vendem o seu apoio a troco do suor do trabalhador, dos tributos públicos para poder participar e ir de carona, como vai o PMDB”, disse o prefeito. O Pedetista chamou o PMDB de “zona” e que o partido está acabando com o país.
O Suplente de deputado Estadual, Márcio Pandolfe (PDT), criticou o caos na saúde do estado. “Hoje se tem fila pra tudo. Tem fila para consulta, para exame, para cirurgia e pasmem, até fila para UTI. Ninguém vai para a UTI descansar”, disse Pandolfi. Ele completou destacando que a população deixou de ser prioridade no governo Silval.
“As pessoas deixaram de ser prioridades para este governo, e quando as pessoas deixam de ser prioridades, o governo não tem compromisso com mais ninguém, pouco importa o que vai acontecer”, frisou. “O problema não é falta de recursos, falta vergonha na cara, falta competência”, desabafou Pandolfi.
DISCURSO DE PRÉ-CANDIDATO
Em um longo discurso, que mais se pareceu discurso de pré-candidato, provavelmente ao governo do Estado, o ex-diretor-geral do Dnit e ex-secretário estadual de Infraestrutura e da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot (PTB), citou diversos pontos críticos da gestão do governador Silval Barbosa (PMDB).
Pagot frisou ainda que Mato Grosso precisa descentralizar os recursos. “O Mato Grosso que caminha à passos largos rumo ao desenvolvimento, não está tendo um estado que respalda o crescimento. Precisa ter políticas publicas adequadas na área de segurança pública, saúde e educação”, pontuou. “Não tem como produzir e nem distribuir a riqueza se não tiver educação como investimento prioritário em todos os níveis”, disse Pagot.
SERYS AVALIA POSITIVAMENTE
A ex-senadora Petista Serys Slhessarenko avaliou positivamente a reunião. Atualmente sem partido, Serys foi convidada para participar do encontro e frisou que a troca de idéias é extremamente relevante. “Eu acho que é muito importante que cada município e cada região se façam reuniões para as pessoas se envolver com a política. Se as pessoas de bem não discutir política, os maus falam e fazem política da forma errada”, disse Serys ao JangadaMT.
Questionada sobre uma possível filiação ao PTB, Serys se esquivou e disse que é questão de “acertar os ponteiros”. Ela vem sendo assediada pelo PTB e pelo MD (Mobilização Democrática).
AUTORIDADES PRESENTES
Além da comitiva de Jangada, formada pelo secretário de esportes e presidente do PTB no município, Otílio Júnior, vereador Diamante (PTB) e ex-vereador Niche, Estiveram presentes no encontro o ex-prefeito de Cuiabá e presidente do PTB Estadual, Chico Galindo, presidente do PTB de Rosário Oeste, Gilverto Loureiro, presidente da Câmara de Rosário, vereador Maxmar Cézar, vereadora Gilmara Simone, prefeitos João Balbino de Rosário Oeste, Natanael Casavechia de São José do Rio Claro, Pedro Ferronato de Ipiranga do Norte e Major Costa, novo filiado do PTB em Rosário.