Mendes alega problemas familiares e desiste de disputar reeleição em Cuiabá; Botelho deve concorrer
Na véspera da convenção, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes deu um passo atrás e deve, em comunicado oficial, anunciar que não será candidato à reeleição. A tendência é que o deputado estadual Eduardo Botelho, do mesmo PSB, assuma a candidatura.
Essa decisão deve provocar reviravolta no meio político. Mauro era considerado até pelos futuros adversários como candidato muito forte na busca de um novo mandato. Caso confirme mesmo a desistência, os principais partidos que fazem oposição podem repensar alianças.
Entre as razões da desistência, está o fato da família, especialmente da primeira-dama de Cuiabá Virgínia Mendes, se manifestar contra o empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado prosseguir na vida pública. Neste momento, líderes da base estão reunidos na casa de Mendes, inclusive o governador Pedro Taques.
Desde a noite desta quarta, Taques e o núcleo duro do PSDB tentam demover Mauro da ideia de desistir da disputa. O chefe do Executivo estadual até o procurou pessoalmente. Mauro estava construindo um amplo arco de alianças. Seu favoritismo, conforme pesquisas de intenção, era tanto que alguns partidos situacionistas estavam concorrendo a vaga de vice, entre eles PSDB, Solidariedade e PSD,