Wilson Santos articulou nomeação para Secretaria de Cidades junto a ministros de Temer
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) articulou em Brasília (DF) sua nomeação para o cargo de Secretário de Estado de Cidades (Secid), em contatos com o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (10), o tucano contou que “amarrou” apoio e recursos para tocar as obras da pasta junto ao Ministério das Cidades, comandado pelo seu correligionário Bruno Araújo (PSDB-PE).
Wilson relatou ter conversado também com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Toda essa articulação na capital federal teria pesado na decisão do governador Pedro Taques (PSDB) em nomeá-lo para o lugar de Eduardo Chiletto, exonerado na noite de quarta-feira (9).
“Foi fundamental o parecer do ministro Bruno Araujo. Passei dois dias em Brasília e conversei longamente com o ministro. O Ministério das Cidades e a Secretaria de Cidades são mesma pasta. Eu não poderia assumir um cargo dessa magnitude sem ter o aval do ministro, onde há muito recurso para tal. E tenho a sorte do ministro ser do meu partido. Um quadro novo do PSDB, tenho boa relação com ele. Estive também com Aécio Neves, então tivemos também o aval da direção nacional do PSDB, e com o ministro Eliseu Padilha, que é meu amigo”, relatou Wilson.
Ele espera também ter boa relação com os deputados estaduais, pela convivência que já tiveram ao longo do mandato. Ele promete cobrar o pagamento das emendas parlamentares impositivas. “É fundamental que a gente garanta o pagamento das emendas. Eu não posso sair da Assembleia, ir para uma secretaria e não conseguir cumprir os compromissos com os meus colegas e fico numa situação constrangedora”, disse.
A Secid é a pasta responsável pelo maior número de obras do Estado, inclusive as obras da Copa 2014. As maiores críticas direcionadas ao ex-secretário são pelo fato de as obras do Mundial estarem travadas até hoje. Uma das principais missões do novo secretário é dar andamento a essas obras e concluir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O tucano espera aproveitar seus contatos em Brasília para obter recursos para isso, especialmente o VLT. Também é no Ministério das Cidades que são obtidos recursos para programas de habitação, como o Minha Casa Minha Vida.