Em uma sessão tumultuada, esta manhã, os vereadores da base do prefeito conseguiram colocar em votação e aprovar o afastamento do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador João Emanuel (PSD). Foram 16 votos a favor de retirar o parlamentar do Poder Executivo cuiabano e também criaram uma Comissão Processante contra ele. Esta será presidida por Júlio Pinheiro (PTB), tendo o vereador Mario Nadaf (PV) como relator e Wilson Kero Kero (PRP) como membro titular.
Conforme informações do MidiaNews, a deliberação foi feita de forma extraoficial, com o plenário no escuro, sem microfones e sem transmissão pela TV Câmara. E, ainda, sem o reconhecimento do presidente e dos funcionários do Legislativo, já que não havia nem mesmo taquígrafos registrando a sessão. A votação foi conduzida pelo segundo vice-presidente, o vereador Haroldo Kuzai (PMDB).
Pouco antes da sessão polêmica, quando tudo estava funcionando normalmente na câmara, o mesmo pedido de afastamento contra João Emanuel foi colocado em votação e o pedido rejeitado. Atualmente, a Câmara de Cuiabá conta com 25 parlamentares.