MT estreita relações com outros países

Imprimir
+ Política
Terça, 14 Agosto 2018 | FolhaMax
O Governo de Mato Grosso fortaleceu a política de relações internacionais na administração do governador Pedro Taques, candidato à reeleição pelo PSDB. A estratégia de atração de investidores de outros países levou o Estado a receber, nos últimos anos, 38 visitas oficiais. Países como Estados Unidos, França, Noruega, China, Holanda, Coréia do Sul, Alemanha, Bolívia, Suiça e Argentina buscaram o governo e, alguns deles, já investem em projetos locais. Foram mais de 50 eventos e diversas parcerias.
Para dar protagonismo de Mato Grosso nas relações internacionais, o governador Pedro Taques criou no início de sua gestão a Assessoria Internacional. Responsável por essa relação, a Assessora de Assuntos Internacionais do governo, Rita de Cássia Chiletto, conta que antes não havia estrutura institucional para promoção das análises necessárias para identificação de oportunidades para o Estado.
“Essa situação determinou a inexistência de registros e avaliações que servissem de base a um Planejamento Estratégico na área, culminando em ações anteriores pontuais e, portanto, sem resultados palpáveis a longo prazo. Da mesma forma não havia a identificação dos investimentos estrangeiros nas diferentes Secretarias de Estado em núcleo de gestão dessas informações que viabilizasse análise das políticas implementadas, se os recursos investidos se traduziram em melhor qualidade das políticas e serviços ofertados pelo Governo”, disse a assessora.
Segundo ela, com a criação da assessoria internacional, no Gabinete de Governo em 2015, foi possível mensurar e aferir essas questões. “Como esta política tem ação transversal e interliga todas as secretarias e entidades, a Assessoria Internacional está inserida no núcleo de articulação estratégica do governo, para que atue como canal promovendo ações conjuntas e de cooperação tais como; parcerias, acordos ou aquisição de recursos com organizações internacionais públicas e privadas, financeiras, filantrópicas  e governos estrangeiros, com o entendimento que cada política não se concretiza de forma estanque”, contou.
Segundo ela, dessa forma foi possível ampliar o alcance de um recurso ou investimento, aplicado em mais de uma secretaria/órgão. “Ademais existe sempre a possibilidade de envolver parceiros de outra esfera pública, ou mesmo parceiros privados. Com esta visão as ações são concretizadas”, conta.
Entre as ações elencadas pela assessora está o fato de Mato Grosso ter conseguido recursos vindos de países da Europa para investimentos sustentáveis. Também cita a aproximação com a China, já que empresas chinesas sempre vêm ao Estado buscar oportunidades de investimentos. Além disso, Mato Grosso ainda recebeu recursos do BID, na ordem de US$ 1 milhão.
Outro avanço diplomático de Mato Grosso diz respeito à aproximação com a Bolívia, Chile e Peru. Entre outras ações, o governo já realiza operações integradas na fronteira, além de ter conseguido recursos para fazer o projeto de engenharia e viabilidade econômica para a construção de 315 quilômetros que liga as cidades de San Matias a San Ignácio de Velasco, na Bolívia. A ação foi em conjunto com o Departamento de Santa Cruz, na Bolívia. Com isso, está dada a largada para a ligação asfáltica de Cuiabá a Santa Cruz. O governo trabalhou ainda para a liberação do voo entre as duas cidades (Cuiabá a Santa Cruz).
O governador Pedro Taques disse que as missões do Governo de Mato Grosso foram fundamentais para isso. O governador começa dizendo que o estado apresentou metas sérias nas COP 21, na França, ainda realizou a Caravana da Integração fortalecendo as relações com os países andinos e finalizou com uma grande visita a China em que fortaleceu a relação com país que mais consome o que é produzido pelo estado de Mato Grosso. Já a participação na COP 23, no ano passado, mostrou que Mato Grosso segue firme com a proposta PCI (Produzir, Conservar e Incluir), que visa zerar o desmatamento ilegal. Com isso, o Estado tem conseguido recursos e investimentos internacionais.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews