Mato Grosso tem 221 casos confirmados da Covid-19, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgados nesta quinta-feira (23). São 16 casos a mais do que o número registrado nessa quarta-feira (22), quando o estado registrou 205 casos.
Nas últimas 24 horas, surgiram 16 confirmações nos municípios de Cuiabá (6), Rondonópolis (2), Sinop (1), Várzea Grande (1), Primavera do Leste (2), São José dos Quatro Marcos (1), Jaciara (1), Pontal do Araguaia (1) e Confresa (1). De acordo com a área técnica da SES, o substancial acréscimo do número de confirmados se deve ao reconhecimento de testes rápidos já validados e critérios clínicos epidemiológicos.
Dos 221 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 88 estão em isolamento domiciliar e 109 estão recuperados. Há ainda 17 pacientes hospitalizados, sendo 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis em enfermaria.
No boletim desta quarta, a SES divulgou que 740 pacientes apresentam Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O novo coronavírus atinge 27 municípios do estado. Sete óbitos em decorrência do vírus foram registrados.
Os casos confirmados estão em:
Cuiabá (108)
Rondonópolis (35)
Sinop (14)
Várzea Grande (12)
Primavera do Leste (6)
Tangará da Serra (5)
Mirassol D'Oeste (5)
São José dos Quatro Marcos (5)
Cáceres (4)
Barra do Garças (3)
Rio Branco (2)
Jaciara (2)
Aripuanã (2)
Vila Bela da Santíssima Trindade (1)
União do Sul (1)
Pontes e Lacerda (1)
Pontal do Araguaia (1)
Nova Mutum (1)
Nova Monte Verde (1)
Lucas do Rio Verde (1)
Lambari D’Oeste (1)
Ipiranga do Norte (1)
Conquista D’Oeste (1)
Confresa (1)
Canarana (1)
Campo Novo do Parecis (1)
Alta Floresta (1)
Residentes de outros Estados (4)
Os casos confirmados residentes de outros estados foram notificados pelos municípios de Rondonópolis (1 caso), Chapada dos Guimarães (1 caso), Pontes e Lacerda (1 caso) e Cuiabá (1 caso).
Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 60% dos diagnosticados são do sexo feminino e 40% masculino; além disso, 113 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 1.678 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 90 amostras em análise laboratorial.
Mortes
Seis pessoas morreram em Mato Grosso até esta segunda-feira (20). A primeira morte foi registrada em 3 de abril em Lucas do Rio Verde. Luiz Nunes, de 54 anos, que era gerente de um supermercado na cidade, foi internado no dia 29 de março. Fez exame e deu positivo para Covid-19. Ele era hipertenso e diabético e estava internado com síndrome respiratória aguda.
A segunda morte foi registrada em Cáceres no dia 8 de abril. O servidor público aposentado Alípio Pereira de Araújo, de 82 anos, estava internado no Hospital São Luiz e tinha viajado a São Paulo, na companhia da mulher, que também está internada.
A terceira morte foi registrada em Sinop. Um homem de 34 anos, que não fazia do grupo de risco, morreu no Hospital Regional de Sinop, mas era morador de Aripuanã. O mecânico Silvano Rodrigues de Oliveira, de 34 anos, permaneceu cinco dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e morreu no último sábado (11) após ser diagnosticado com Covid-19. Ele deu entrada no hospital no dia 6 de abril.
A quarta morte foi registrada pelo município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis informou que a morte é de um homem de 75 anos. Ele morreu na última quarta-feira (8) no Hospital Materclin e já vinha sendo investigado como caso suspeito. O exame que confirmou a morte por Covid-19 foi concluído nesta segunda-feira (13).
A quinta morte no estado e primeira morte registrada em Cuiabá por Covid-19 foi a do aposentado Nelson Antonio Ferraz, de 79 anos, na noite dessa quarta-feira (15), um dia após dar entrada em um hospital particular da capital. A morte dele foi confirmada nesta quinta-feira (16).
Nelson, que era técnico em telecomunicações aposentado, morava atualmente em uma chácara do Distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, e raramente deixava o local.
A sexta morte foi registrada em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. O caminhoneiro Obed Fullin, de 54 anos, morreu na segunda-feira (20) com Covid-19.
A mulher e a filha dele, de 40 e 18 anos, respectivamente, estão em isolamento no mesmo hospital onde o paciente estava internado.
Obed Fulin, que tinha cardiopatia, foi internado na quinta-feira (16), no Hospital MedBarra.
A Secretaria de Saúde do município informou que a Vigilância Sanitária do município levantou o histórico do paciente e da família para monitorar possíveis locais onde eles poderiam ter visitados, porém, a informação é que eles ficaram isolados em casa, em uma fazenda.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou a sétima morte por Covid-19 em Mato Grosso. A morte foi registrada em Rondonópolis. De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, o município possuía 33 casos confirmados de coronavírus.
De acordo com a Prefeitura de Rondonópolis, o idoso de 68 anos morreu na quarta-feira (22), às 18h40, no Hospital Regional do município, por pneumonia viral e síndrome respiratória aguda grave. O teste para Covid-19 confirmou a doença nesta quinta.