A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) decidiu que decretará lockdown no município a partir da meia-noite de quinta-feira (10). A medida terá validade até a manhã da próxima segunda-feira, dia 15, segundo informação confirmada pelo secretário de Comunicação Social da cidade, o jornalista Pedro Marcos Campos Lemos, ao FOLHAMAX.
Ou seja, no feriadão de Corpus Christi a maior parte da população deverá ficar em casa e somente poderá deixar suas casas em casos extremos. A medida visa conter o crescimento desenfreado da pandemia do novo coronavírus na cidade.
Lucimar tomou a decisão após o Estado confirmar que os leitos de UTIs em Cuiabá e Várzea Grande estão, praticamente, todos ocupados. A prefeita democrata tenta convencer o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e o governador Mauro Mendes a adotarem medida semelhante para que todos 141 municípios sejam fechados por quatro dias.
Segundo ela, as duas cidades são unidas e devem tomar medidas em conjunto para conter o avanço da Covid-19. Uma decisão deve ser tomada ainda nesta tarde.
Caso seja decretado lockdown, a população deve se recolher em casa e deixar as residências apenas para exercerem atividades essenciais. Neste caso, apenas supermercados, farmácias e unidades de saúde ficariam abertos.
Comércio em geral, bares e restaurantes, ficariam fechados. Quem for encontrado sem exercer estas atividades, poderá até ser detido.
Várzea Grande e Cuiabá lideram os casos de coronavírus em Mato Grosso. A Cidade Industrial tem 365 casos e 22 óbitos.
Já a Capital, são 1.285 registros da Covid-19 e 30 óbitos. As duas cidades possuem cerca de 1 milhão de habirantes.