O boletim da secretaria de Estado de Saúde divulgado na noite da última quarta-feira (17) sugere a adoção de lockdown em Cuiabá e outros 12 municípios do Estado que têm risco “muito alto” de infecção pela Covid-19 (novo coronavírus).
Além da Capital, receberam essa classificação as seguintes cidades: Alta Floresta, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidão, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
O sistema de classificação foi instituído pelo Governo como forma de auxiliar os municípios na adoção de medidas para conter um avanço desenfreado da doença, o que pode acarretar no colapso da saúde pública.
A classificação é feita com base nos dados de crescimento da contaminação em cada uma das cidades, na taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTIs para a doença na rede pública e também pelo número de casos ativos.
Quanto mais elevado o risco de contaminação, mais restritiva a medida sugerida pelo Executivo.
No caso dos 13 municípios citados anteriormente, a quarentena é sugerida por um período de 15 (quinze) dias, prorrogáveis, de acordo com reavaliação das autoridades.
Também é recomendado para esses muncípios a realização de barreiras sanitárias para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais bem como a manutenção apenas de serviços públicos e atividades essenciais
Taxa de variação de 1033%
Dentre as cidades classificadas como risco “muito alto” a situação mais alarmante é a de Alta Floresta, que registrou uma Taxa de Crescimento de Contaminação (TCC) de 1.033,33%.
Essa taxa, conforme classificação da saúde estadual, é medida pelo número de casos nos últimos 7 dias, dividido pelo total de casos anterior aos 7 dias.
Também apresentam expressiva TCC os municípios de Porto Espiridião (600%), Cáceres (240%) e Rondonópolis (208%).
Em Cuiabá, a taxa de crescimento é de 121%. A cidade já registrou 2.021 notificações da Covid, sendo 959 casos ativos – pessoas ainda contaminadas pelo vírus.
Risco Alto
O boletim também revela que quatro municípios estão classificados como “risco alto” da doença.
São eles: Querência, Lucas do Rio Verde – ambos com taxa de crescimento de 100% -, além de Campos Verde e Confresa, com variação de 76% e 75%, respectivamente.
Nestes casos é recomendada a proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, tais como shopping center, shows, parques, jogos de futebol, cinema, teatro, bares, restaurantes e casa noturna.
Também é sugerida a proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, além da adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária.