Novo decreto do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), determinou mecanismo de rodízio para atendimento presencial em bancos, lotéricas, supermercados e distribuidora de bebidas. As novas medidas, que serão publicadas no Diário Oficial da próxima sexta-feira (03), têm como objetivo reduzir o avanço do novo coronavírus.
A medida consta no artigo 6 do decreto 7.975 de 2 de julho de 2020 e, é válida entre os dias 6 e 20 deste mês. A sistemática se dará mediante observância do último número do CPF de cada cidadão, como limitador de atendimento nos estabelecimentos em atividade no município, conforme tabela abaixo:
Para que o atendimento seja feito, o cidadão deverá apresentar documento oficial com foto e que identifique o seu número de CPF. Os estabelecimentos também deverão reservar a primeira hora de atendimento exclusivamente para idosos e demais pessoas integrantes do grupo de risco. O acesso de crianças está proibido.
O decreto estabelece também que os estabelecimentos citados disponibilizem 100% dos caixas/guichês para atendimento dos clientes durante o horário de funcionamento.
Entre as novas medidas estão:
Determinada a antecipação do toque de recolher a partir de amanhã (03): das 20h às 05h;
O delivery para produtos do gênero alimentício será permitido até 00h;
Rodízio de veículos automotores em Cuiabá de 06 de julho a 20 de julho. Placas com final impar, trafegarão nos dias ímpares. Já os de final par, nos pares. A medida é válida de segunda a sábado;
Servidores públicos municipais deverão trabalhar de homeoffice;
Fica estabelecido mecanismo de rodízio para atendimento presencial nas atividades econômicas consideradas essenciais, de acordo com o final do número do CPF do cliente (06 de julho a 20 de julho) - Bancos, Lotéricas, Supermercados e Distribuidoras de Bebidas;
Primeira hora tem que ser reservada para idosos e pessoas do grupo de risco;
Bancos, lotéricas e supermercados, terão que disponibilizar 100% dos caixas durante horário comercial;
Motéis não estão enquadrados em atividades essenciais e permanecerão fechados;
Shoppings Centers e congêneres seguem fechados. Permitido apenas atividades essenciais no sistema delivery;
Transporte coletivo municipal funcionará com 100% de sua frota, com severas medidas de biosegurança. Obrigatório uso de máscaras;
Mantém suspensão de atividades presenciais em unidades de ensino;
Prorrogado até 20 de julho as medidas de orientação e biosegurança nos condomínios (horizontais e verticais), que estavam em vigor.