Estudante representará MT em programa do Mercosul

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Sábado, 19 Novembro 2016 | MidiaNews
Estela Maria Vasconcelos Fronsak, do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual 07 de Setembro, localizada no Distrito de Assari, município de Barra do Bugres, foi eleita a representante de Mato Grosso no Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O anúncio foi feito pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação nesta quinta-feira (17).
A jovem irá continuar uma sequência de mandatos e de representantes escolhidos vindos da mesma unidade escolar e também do mesmo Grêmio Estudantil. Em 2010, foi a primeira vez que a escola participou com a então estudante Daniely Leite (suplente). Em 2012 foi escolhido o estudante Vinicius Rodrigues. Já em 2014 foi a estudante Eduarda de Oliveira que também é a representante do Estado no programa.
Para participar, Estela Maria contou com a ajuda de seu orientador, professor Gilmar Santana Neves. Eles elaboraram um projeto que contemplou um dos cinco eixos temáticos trabalhados pelo PJM que traz como tema central “O Ensino Médio que queremos”.
Observando a realidade de sua escola e de outras unidades escolares que a jovem já frequentou, surgiu a ideia de se propor um projeto voltado para a inclusão de pessoas com múltiplas deficiências dentro do ambiente escolar.
Assim, eles focaram na atuação na parte de adaptações na infraestrutura das unidades escolares do estado, a fim de cumprir a lei de acessibilidade e ainda a capacitação dos profissionais da educação com o objetivo de proporcionar boas condições de atendimento a pessoas com necessidades especiais.
O projeto foi denominado “A escola como espaço de inclusão e socialização - Um salto sobre as barreiras da sociedade”.
“Quando se ouve falar em processo de inclusão escolar também se torna necessário levantar questões de serviços de apoio ao educando a fim de oferecer as condições ideais de aprendizado, disponibilizando um espaço atrativo, adaptado e com profissionais capacitados para atender de forma igualitária todos os alunos independentes de sua condição psicológica ou motora”, destacou Estela.
De acordo com ela, o respeito às diferenças é uma importante ferramenta para garantir o exercício da cidadania e ainda fortalecer os vínculos sociais haja vista que uma escola inclusiva tem por objetivos não somente o ensino mais também reforçar as mais variadas formas de interações sociais e procedimentos cooperativos.
O futuro
Estela diz que é uma jovem que sonha em conquistar o seu espaço na sociedade, mostrar o seu potencial e a sua capacidade para transformar o meio em que vive.
“Quero ser uma profissional com uma boa formação a fim de me proporcionar oportunidades de ajudar aqueles que mais necessitam e buscam no outro a tão sonhada solidariedade humana. Espero retornar ao meu pai todo o orgulho que ele sente por mim e que o fez lutar todos esses anos a fim de ensinar, a mim e meus irmãos, valores éticos e humanos”, assegura.
A estudante menciona que o Distrito de Assari onde mora é um lugar pequeno, com aproximadamente 2.000 habitantes e com grandes carências de recursos, mas que é o "berço" de jovens protagonistas que já participaram e representaram o Estado em projetos importantes como o PJM e o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).
“Agora, eu quero representar meu Estado e mostrar que a voz e as ideias dos nossos jovens estudantes podem ser uma das melhores ferramentas para melhorar ainda mais as nossas escolas e o ensino oferecido a todos igualitariamente”, frisou.
Delegação
A Delegação Brasileira do PJM é composta por 27 parlamentares que terão mandato de dois anos e a missão de contribuir no processo de elaboração de um novo formato para o Ensino Médio nas escolas de todos os países que compõem o Mercosul. 
Além disso, eles poderão vivenciar na prática rotinas parlamentares em encontros de formação e discussões, abrindo o dialogo acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
Assim, voltados para o tema principal “O Ensino Médio que queremos”, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
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