Wilson Santos é nomeado novo secretário de Cidades e assume pasta oficialmente
+ Geral
Terça, 22 Novembro 2016
| OlharDireto
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) foi nomeado como o novo secretário de Cidades do governo Pedro Taques (PSDB). A nomeação do tucano consta no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta terça-feira (22). A exoneração do ex-secretário Eduardo Chiletto também foi publicada na mesma data.
O novo secretário deu incíio oficialmente às suas funções na última segunda-feira (21), data em que a nomeação foi assinada pelo governador Pedro Taques, porém, já vinha se inteirando dos assuntos da pasta há mais de uma semana. Uma das principais missões de Wilson Santos será concluir, ou pelo menos retomar, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e dar andamento às obras da Copa ainda inacabadas.
Wilson já avisou que não vai concluir o VLT, mas apenas "destravar" a obra. "Quero deixar claro que não terei tempo para concluir o VLT. Isso exigirá mais de dois anos. O que eu vou fazer é movimentar a obra. Vou destravar o VLT. Vou tratar essa obra com total prioridade, conforme foi me dada a missão”, disse na tribuna da Assembleia Legislativa, na semana passada.
A nomeação de Wilson Santos foi “amarrada” em Brasília, junto ao ministro das cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), e ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, além do senador Aécio Neves (PSDB-MG), segundo informou o próprio Wilson, em entrevista coletiva. A expectativa é que, com bom trânsito na capital federal, o tucano possa assegurar recursos do Ministério das Cidades para obras em Mato Grosso, inclusive o VLT. “Construí todo esse guarda-chuva para que a gente possa chegar e corresponder à expectativa da população”, disse.
Reforma administrativa
A Secid é a pasta responsável pelo maior número de obras do Estado, inclusive as obras da Copa. As maiores críticas direcionadas ao ex-secretário são pelo fato de as obras da Copa estarem travadas até hoje. Arquiteto, Chiletto é um dos representantes do “secretariado técnico” montado pelo governador Pedro Taques (PSDB), que cedeu lugar a alguém com perfil mais político.
A substituição dele foi a primeira de uma série de novas mudanças que o tucano planeja promover em seu staff daqui até o final do ano. Taques pretende, ainda, aprovar uma nova reforma administrativa, que criará novas estruturas, fundirá algumas, e extinguirá outras.