População deve redobrar cuidados com Aedes aegypti no verão, alerta Secretário de Saúde de Jangada
O verão cria as condições ideais de temperatura e umidade para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por isso os cuidados para combater o inseto devem ser reforçados nesta estação.
O alerta é do secretário municipal de Saúde de Jangada, Victor Roger. “É de extrema importância que todos se mobilizem. Utilizando dez minutos por semana para vistoriar as próprias casas e eliminar possíveis focos [de reprodução do mosquito]. A prevenção ainda é a forma mais eficiente para se combater o mosquito, destaca.
As temperaturas elevadas, aliada ao nível de chuvas maior e à água parada são uma combinação perfeita para o aumento da proliferação do mosquito da dengue.
O Secretário lembra que muitas pessoas acham que basta eliminar a água parada secando os reservatórios que acumulam água, como os pratinhos de plantas e vasilhames, mas esquecem de lavar e escovar estes recipientes e isso é fundamental, pois os ovos ficam nestes locais, aguardando que haja novamente água para que possam eclodir.
Os ovos do mosquito da dengue possuem resistência ao ressecamento e esta característica permite que eles sobrevivam por até 450 dias em locais secos, aguardando o próximo período chuvoso.
A fêmea do mosquito distribui seus ovos por diversos criadouros como uma forma estratégica para sobrevivência e preservação de sua espécie. “Isso quer dizer que ela vai depositar os ovos nas bordas de qualquer objeto que possa acumular água”, lembra Adriana.
Para evitar que isso aconteça e que a doença se prolifere, a principal dica é eliminar os criadouros, evitando jogar lixos em locais impróprios e tomando alguns cuidados de prevenção, checando pelo menos uma vez por semana os locais que acumulam água, como vasos de flores, suportes para velas e material descartável, copos plásticos e garrafas pet.
Além desses cuidados rotineiros, é importante também programar algumas desinsetizações ao longo do ano para redobrar a segurança contra a dengue e outras pragas como aranhas, moscas, formigas, pulgas e baratas.
Confira mais algumas dicas importantes para proteger a sua casa e a de seus vizinhos:
- Mantenha recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados, com tampas adequadas;
- Faça a higienização das caixas d’água e cisternas periodicamente;
- Mantenha o terreno limpo, grama aparada, sem acúmulo de objetos como vidros, potes, garrafas, latas e pneus;
- Limpe as calhas, removendo folhas, galhos e sujeiras que possam impedir a água de correr;
- Não deixe acumular água sobre a laje;
- Mantenha as lixeiras bem fechadas, usando sacos plásticos e mantendo-os fora do alcance de animais até o recolhimento do serviços de limpeza urbana;
- Lembre-se de separar o lixo reciclável;
- Coloque areia nos pratinhos de plantas, lavando-s periodicamente com escova;
- Troque a água de vasos de plantas aquáticas semanalmente, aproveitando para limpar por dentro com escova e sabão;
- Faça inspeção semanalmente e verifique se todos os itens acima estão de acordo;
- Dentro de casa também é preciso vistoria. Lave bem com água e sabão os recipientes utilizados para guardar água;
- Na lavanderia verifique se tem água parada em baldes, máquina de lavar e tanques,
- Nos banheiros inspecione se existem locais com água parada;
- aplicar desinfetante, água sanitária nos ralos quinzenalmente