Vale ressaltar que a concessão tem o prazo de 5 anos para que as obras sejam entregues. “O que queremos é que essa obra traga melhorias para quem fomenta a economia de Jangada. Afinal de contas, são os donos de estabelecimentos comerciais que mantêm o município. A discussão sobre o tráfego de veículos e as condições físicas da rodovia é uma pauta milenar devido aos inúmeros acidentes envolvendo condutores e pedestres, principalmente com vítimas fatais.Entretanto, o fato é, que a BR-163 (trecho de Jangada) hoje é conhecida como a ‘rodovia da morte’, devido aos riscos que envolvem condutores e pedestres. Só no ano passado, na BR-163, a Rota do Oeste registrou 103 óbitos em acidentes.
Para o engenheiro civil e morador de Jangada, Toni Rachid, concordar com o desvio é o mesmo que decretar o estado de falência da cidade. “Aqui (em Jangada) todos dependem dessa rodovia. Precisamos fomentar a cidade do pastel e lutar contra a construção do desvio. Nós não podemos e não vamos admitir que isso ocorra e iremos até as últimas consequência para evitar que essas mudanças aconteçam”, destacou.
Já o comerciante e ex-vereador da cidade, Justino Patrocínio comparou Jangada à Nobres que a há quase quatro décadas viveu um caso semelhante. “Imagina um município como o nosso, se dependesse apenas dos poucos moradores que vivem na cidade. Só para se ter uma ideia, em média 12 mil carretas passam por Jangada todos os dias. Isso significa consumo para quem tem comercio na cidade, principalmente ao entorno da rodovia. Nobres já passou por isso também e morreu há 35 anos, porque na época, talvez, ninguém tenha abraçado a causa como nós estamos fazendo, hoje. Jangada não pode simplesmente aceitar esse desvio. Nós não vamos cruzar os braços”, avisou.
O diretor de operações da concessionária, Fábio Abritta classificou o trecho que dá acesso a Jangada como “o pior trecho” de toda rodovia. “Estamos fazendo de tudo para executar o melhor serviço possível na região. “Temos consciência de que pegamos um projeto antigo do DNIT e estamos colocando dentro das características de uma rodovia”, elucidou Abritta. O investimento desse trecho é de R$ 80 milhões.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – No dia 6 de abril a Assembleia Legislativa realiza uma audiência pública para esclarecer pontos importantes relativos à concessão com a Rota do Oeste. O encontro será realizado no auditório Milton Figueiredo, às 14 horas, na Casa de Leis.