Investigada em pelo menos 20 roubos na Grande Cuiabá e no interior de Mato Grosso, uma quadrilha foi presa em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A prisão ocorreu no sábado (7) e foi divulgada nesta segunda-feira (9).
De acordo com a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Várzea Grande (DERF-VG), eles foram presos nos bairros Água Vermelha e José Carlos Guimarães.
No primeiro endereço estavam quatro integrantes da quadrilha. Com eles foram encontrados objetos roubados e furtados, como aparelhos eletrônicos, joias, violão, saxofone, celulares, porções de maconha e comprimidos de ecstasy, balança de precisão e rádios comunicadores. O líder da associação foi preso no bairro José Carlos Guimarães.
Durante os trabalhos investigativos dois automóveis foram apreendidos. Os veículos foram roubados em assalto ocorrido no bairro Quilombo em Cuiabá, no dia 4 de abril. Os veículos estavam em um galpão abandonado no bairro Nova Várzea Grande. Também foram apreendidas munições de 9mm, e de calibre ponto 40 e ponto 38.
Foram presos os suspeitos Rian da Silva Arruda (apontado como líder da quadrilha), de 28 anos, Jefferson Ferreira Leite, de 25, Victor Hugo Araujo Andrade, de 19, Renato Rodrigo Souza Simi, 27, e Ubiratan dos Reis Costa, de 20.
O grupo foi autuado pelos crimes de associação criminosa, receptação, tráfico de drogas, associação ao tráfico, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, posse ilegal de munições de uso restrito e corrupção de menores.
No celular do líder da quadrilha foram encontradas diversas fotos de veículos, com registro de roubo/furto, além de imagens de armas de fogo e mensagens em que o criminoso oferecia veículos e objetos roubados. As investigações também apontaram que o grupo fornecia armas por meio de aluguel a outros criminosos.