O ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM), surpreendeu em seu discurso no Encontro Regional do Democratas (DEM) na noite da última sexta-feira (18). Num momento em que lideranças partidárias, e até mesmo aliados, davam sinais de que, novamente, o ex-Chefe do Poder Executivo da Capital iria desistir de disputar as eleições de 2018 - como fez em 2016 -, Mendes fez um duro discurso contra o ex-aliado, o governador Pedro Taques (PSDB), e voltou a compará-lo a “Dunga”, o técnico “demitido” da seleção Brasileira de futebol.
“Vocês se lembram que há pouco tempo atrás, o Brasil, na eliminatória da Copa do Mundo, era o último colocado. O que aconteceu? Nós demitimos o técnico. Demitimos o técnico, o Dunga, que era um grande jogador, mas um péssimo treinador. Demitiu o dunga, ele [Tite] trocou dois ou três jogadores, mexeu daqui, mexeu dacolá, e o Brasil começou a ganhar. Saiu de último lugar e terminou em primeiro lugar. Talvez nesse momento devemos fazer o mesmo em Mato Grosso: demitir o nosso técnico e colocar outro, porque Mato Grosso não pode ficar em último lugar”, disparou Mauro Mendes.
Mauro Mendes já havia comparado o governador Pedro Taques ao ex-jogador e ex-técnico da seleção num almoço com profissionais da imprensa oferecido pelo Ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), em dezembro de 2017. Na ocasião, ele comparou a melhora da equipe comandada pelo técnico Tite - alguém que, segundo ele, possui mais “habilidade e competência” -, com a gestão Pedro Taques.
“Qualquer um pode ser técnico da Seleção Brasileira. Não tínhamos um técnico lá que saiu. Trocou dois ou três jogadores, trocou o técnico, o Brasil saiu de último lugar e foi para primeiro, porque colocou alguém de mais habilidade e competência para tocar o mesmo time de jogadores. Então assim, o Brasil, o nosso Estado e os nossos municípios, precisam cada vez mais de pessoas com competência e preparo para fazer isso”, provocou Mendes.
O discurso do ex-prefeito ocorreu no Encontro Regional do DEM em Cáceres (222 km da Capital). A cúpula estadual da sigla - que além de Mauro Mendes conta com o presidente da Diretório Estadual do DEM, o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Eduardo Botelho e Professor Adriano, além dos irmãos e ex-governadores Jayme e Júlio Campos -, participou da reunião na última sexta-feira. Já neste sábado (19), o evento acontece em São José dos Quatro Marcos (314 km da Capital) e segue no período da tarde a Comodoro (639 km de Cuiabá).
Por telefone, o ex-deputado federal Júlio Campos, cacique do partido, disse ao FOLHAMAX neste sábado que Mauro Mendes e Jayme Campos só aguardam o resultado de uma pesquisa IBOPE que deve ser divulgada no próximo dia 5 de junho para definir suas candidaturas ao Governo do Estado ou ao Senado.
“Há um clamor muito grande. Os dois nomes são muito bem aceitos. Se o Jayme sai governador o Mauro vai pelo Senado. Se o Mauro ser o governador o Jayme sai senador. A pesquisa fecha dia 30 e dia 5 sai o resultado. Baseado nisso será oficializado os nomes da majoritária e os candidatos a deputados estaduais”.