Transporte de peça gigante de usina congestiona o centro de Jangada e chama atenção de moradores e visitantes
Transporte de peça gigante de usina congestiona o centro de Jangada e chama atenção de moradores e visitantes
O transporte de um rotor de turbina pesando 270 toneladas, com seis metros de altura e 9 metros de diâmetro, parou o centro do município de Jangada na tarde deste domingo (18.05). A peça está sendo conduzida por uma carreta com uma prancha de suporte para carga com capacidade de trafegar em média 15km/h. O equipamento pertence a Usina Hidrelétrica Teles Pires, localizada no município de Paranaíta.
CONFIRA FOTOS DA PASSAGEM DA PEÇA POR JANGADA
A passagem da peça pela Capital do Pastel chamou a atenção de moradores e visitantes. A dimensão do rotor impressionou a todos. A operação para o transporte em Jangada começou por volta das 13 e se encerrou no início da noite.
Durante o transporte, a pista fica bloqueada e somente a cada de hora é liberada para liberação do fluxo de veículos (carros e caminhões), momento em que o caminhão entra no acostamento da rodovia. A peça saiu de Cáceres há 4 dias e pernoitou de sábado para domingo no posto Trevisan, perto do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande.
Estima-se que a condução desse equipamento para a usina demore cerca de 35 dias para chegar ao destino, em Paranaíta. De forma que impactará fortemente o tráfego por toda a extensão da BR 163. Outros quatro motores virão até o final do ano. No Estado, esse tipo de transporte só é possível por modal rodoviário.
A peça saiu de uma fábrica em Taubaté (SP) até o porto de Santos, seguindo até o porto de Montevidéu, no Uruguai, para embarcar em uma balsa pela hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres. Motoristas em geral devem manter a atenção e não ultrapassar os limites e evitar acidentes.
Localizada na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso, a Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires conta com um investimento de cerca de R$ 4 bilhões e possui 1.820 MW de capacidade instalada, o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 6 milhões de pessoas.