Greve atinge 221 agências bancárias em Mato Grosso
A greve nacional dos bancários está no terceiro dia e já paralisou as atividades de 211 agências em Mato Grosso, conforme levantamento do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT).
Houve aumento de adesão nos municípios do interior e 100% das agências de Cuiabá e Várzea Grande.
As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 12,5%, aumento do PLR, vale-cultura para toda categoria, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, fim das demissões e da rotatividade, mais contratações, proibição às dispensas imotivadas como determina a Convenção 158 da OIT, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações. A categoria também pede mais segurança nos bancos com a prevenção contra assaltos e sequestros.
Em contrapartida, os bancos apresentaram proposta rebaixada de 7% de reajuste salarial e não houve avanços nas áreas da segurança bancária, saúde do trabalhador e mais contratações para reduzir as longas filas nas agências.
De acordo com o presidente do Sindicato, José Guerra, os bancos não estão atendendo as reivindicações da categoria. “Trabalhamos muito e não somos valorizados por isso. E os bancos continuam faturando de forma exorbitante e não podem realizar pequenos investimento para atender as solicitações”, disse.