Taxa de assassinatos em MT supera a média nacional há dois anos
A pesquisa aponta ainda que no país, em média, uma pessoa morre a cada dez minutos o que evidencia uma epidemia de violência com um quadro perverso e que impede que o país se desenvolva e reduza suas desigualdades. Economicamente, falando o país gastou um total de R$ 258 bilhões em 2013 com os gastos da violência.
O documento elenca “que na ausência de uma política de segurança pública pautada na articulação de energias e de esforços para a garantia de direitos, no respeito e na não violência deixamos de enfrentar o fato de que o nosso sistema de justiça e segurança necessita de reformas estruturais mais profundas. E não se trata de defendermos apenas mudanças legislativas tópicas ou, em sentido inverso, focarmos apenas na modernização gerencial das instituições encarregadas em prover segurança pública no Brasil”.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso foi procurada, mas informou que não iria se pronunciar sobre o levantamento. A taxa de assassinatos em Mato Grosso nos últimos dois anos supera a taxa média brasileira. No Estado, em 2012, foram 948 crimes registrados e em 2013, outros 1.041. As taxas chegaram a 30,4% (2012) e 32.6% (2013) enquanto que no país, a média mais alta atingiu a 25,9% por grupo de cem mil pessoas. Os dados foram divulgados hoje pelo Fórum de Segurança Brasileira, que compilou dados sobre a violência em todo o país e tem como base dados da Secretaria Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (Sinesp) e ainda da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).