Projeto de Eduardo Botelho que inclui Festival do Pastel de Jangada no calendário cultural de MT é aprovado
Foi aprovado na sessão desta terça-feira (1), o Projeto de Lei 400/2015, de autoria dos deputados Eduardo Botelho e Guilherme Maluf, que inclui no Calendário Oficial do Estado o Festival do Pastel no município de Jangada, que deve ser realizado anualmente na segunda semana de setembro. O projeto foi encaminhado ao governo estadual para sanção. Este ano, o festival acontecerá entre os dias 4 e 6 de dezembro. Neste domingo (6), inclusive, o deputado Eduardo Botelho vai ao município para participar do evento.
“Trata-se de um festival gastronômico, de entretenimento e cultural, que ocorrerá anualmente. É um importante evento, de natureza econômica e cultural, que vai se somar ao potencial turístico da região de Jangada, que tem muito a oferecer”, afirmou o parlamentar.
Botelho lembra ainda que a região de Jangada tem diversos atrativos turísticos, como cachoeiras, lagoas, cavernas, sítios arqueológicos, além da Serra das Araras.
A inclusão do Festival do Pastel no Calendário Cultural do Estado se dá pela valorização da identidade cultural da cidade, que consegue incrementar a economia local com a produção e venda do produto, e oportuniza mais difusão das potencialidades turísticas que a região oferece. “Essa tradição deve ser mantida e merece todo respaldo do governo do estado, pois o Festival do Pastel, além da diversificada degustação, evidencia a arte e os costumes regionais”, acrescentou Botelho.
“Com a festa oficializada no Calendário Cultural do Estado, o turismo interno e externo irá aumentar e, consequentemente, Jangada entrará no 'roll' dos municípios mais visitados e apreciados por pessoas do mundo todo”, complementou o deputado.
O PASTEL DE JANGADA
O comércio do pastel em Jangada (70 km de Cuiabá) é o segundo gerador de renda do município, precedido apenas pela agricultura. A atividade econômica gera 500 empregos, entre diretos e indiretos; as pastelarias funcionam 24 horas e mantêm em média 3 funcionários se revezando nos 3 turnos. Além da tradição na fabricação de pasteis, Jangada possui atrativos para os segmentos de turismo rural e arqueológico.