Dois atletas africanos venceram a 37ª edição da Corrida de Reis, que aconteceu na manhã deste domingo (19), em Cuiabá. Maxwell Kortek Rotich, da Uganda, venceu a prova masculina e Mestawut Fikir Truneh, da Etiópia, ficou com o troféu da categoria feminina.
A prova masculina teve quebra de recorde. Maxwell Kortek Rotich, 24 anos, venceu a categoria após completar os 10km em 28 minutos e 54 segundos. Foi o melhor tempo da prova em todas as edições.
O mato-grossense Wendel Jeronimo Souza, de Pontes e Lacerda, ficou com o segundo lugar. O corredor de 31 anos terminou a prova em 30 minutos e 04 segundos.
O terceiro lugar também foi brasileiro. Gilmar Silvestre Lopes, de 33 anos, completou a prova com o tempo de 30 minutos e 23 segundos.
A feminina foi vencida por Mestawut Fikir Truneh, da Etiópia. A atleta de 22 anos completou os 10km em 33 minutos e 58 segundos e superou seu próprio tempo da edição de 2019, quando também foi campeã.
Não houve brasileiras no pódio nesta categoria. O segundo lugar ficou com a argentina Marcela Cristina Gomez Cordeiro, que fez a marca de 35 minutos e 29 segundos. O terceiro lugar foi da queniana Vivian Jeftanui Kiplagati, que completou a prova em 35 minutos e 43 segundos.
Ao todo, 15 mil pessoas se inscreveram para a Corrida de Reis deste ano. A prova é a maior do Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil.