O deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT) saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro (PSL), e rebateu as críticas feitas pelo ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, ao Chefe do Poder Executivo Federal. “Quem foi chamado de rei da motoserra? Não foi Bolsonaro. Foi Blairo Maggi. Aí ele esverdeou porque o governo Lulo-Petista ganhou o poder e esse pessoal gosta de andar do lado do poder. Então, alto lá, Blairo Maggi! Por favor!”, avisou Nelson Barbudo.
Barbudo deu a declaração em entrevista à edição desta sexta-feira (16) do Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real. “O Bolsonaro não é a favor do desmatamento, nenhum de nós somos. O agricultor preserva. O que nós queremos é desmatar o que está na lei. A lei fala 20% da Amazônia, o Código Florestal permite”, garantiu ele.
O deputado federal respondeu o ex-ministro, que, em entrevista ao site Valor Econômico, publicada na última quinta-feira (15), mostrou “preocupação” com as declarações recentes de Bolsonaro direcionadas ao Governo da Alemanha, que suspendeu cerca de US$ 80 milhões para o combate ao desmatamento na Amazônia. A medida, segundo o Governo Alemão, é uma resposta ao aumento do desmatamento da Amazônia, que de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cresceu 278% em julho de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018.
Chamando-a de “querida”, Bolsonaro disse que Angela Merkel poderia pegar os recursos e “reflorestar” a Alemanha. Maggi, por sua vez, opinou que o comportamento de Bolsonaro poderia levar as negociações de um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia a “estaca zero”.
Nelson Barbudo, por sua vez, minimizou a possibilidade dos países europeus suspenderam a compra de commodities brasileiras. Para ele, o Inpe realizou um levantamento equivocado do desmatamento da Amazônia, e elogiou Jair Bolsonaro, que demitiu o chefe do Inpe, Ricardo Galvão, no último dia 2 agosto. “Eles não vão impor sanção nenhuma pois nós vamos provar por A + B que o Brasil é um país que preserva. Vamos fazer um levantamento correto porque o Inpe tinha sobreposição de imagens. Nós não somos os vilões do desmatamento. Somos o país que mais preserva no Globo terrestre. A comunidade europeia não vai nos acusar porque eles não provam que nós destruímos. Eles não vão comprar de nós encima de uma mentira? Nós não somos os criminosos. Parabéns ao presidente Bolsonaro pela demissão do presidente do Inpe”.