Menor cidade de Mato Grosso tem um homicídio a cada 10 anos

Imprimir
+ Geral
Segunda, 02 Setembro 2019 | HiperNoticias
Três ocorrências de homicídio nos últimos 30 anos, sendo a última em junho de 2019. A estatística curiosa é um fato da cidade de Araguainha (localizada a 460 quilômetros de Cuiabá). O município ganhou destaque na última semana apóis ser reconhecida como a  cidade com menos habitantes de Mato Grosso.
Segundo o número dos dados populacionais do Brasil, divulgados pelo IBGE na última quarta-feira (28 de agosto), vivem na localidade 935 habitantes.
A cidade, fundada no ano de 1964, tem uma localização curiosa, está situada dentro da maior cratera de impacto de meteoro da América do Sul, o Domo de Araguainha, sendo essa a quinta maior do mundo.
O turismo é o carro-chefe da economia, são 14 cachoeiras distribuídas pela região que atrai semanalmente diversos turistas. Além disso, neste mês ocorre a 15º edição do Festival de Praia de Araguainha, que chega a levar a cidade mais de 6 vezes o número de pessoas que moram no lugar em um fim de semana de shows e atividades culturais.
O prefeito da cidade, Silvio José de Morais Filho do PSD, afirmou nesta segunda-feira (2) que o fato de ser um município pequeno “onde todo mundo se conhece”, contribui para Araguainha ser um ambiente pacato.
“Eu, como cidadão de Araguainha, sou suspeito pra falar, mas a cidade é muito pacata, todos se conhecem e se ajudam, o custo de vida é baixo e a segurança consegue ser forte”, declarou em entrevista ao HNT/HiperNotícias.
Ele foi eleito em 2016 com cerca de 500 votos, em um universo eleitoral de 800 pessoas.
“Não temos bancos. Todas as operações são feitas em Alto Araguaia (localizado a 70 quilômetros da cidade), nossa comarca também é lá e nosso efetivo de polícia é suficiente para manter a segurança da cidade”, explica Morais Filho.
De fato, são oito policiais militares que trabalham no município que conta com um destacamento da PM-MT e apenas uma viatura.
Apesar disso, para outras operações ainda é necessário ir para as cidades mais próximas, como na saúde, onde apesar de haver um médico, um dentista e dois enfermeiros, em situações emergenciais os cidadãos da cidade são levados para Rondonópolis, no sul do Estado, localizado a 240 quilômetros de Araguainha.
Na educação, duas escolas existem na cidade. Uma para educação básica (Escola Municipal de Educação Básica Paulo Lopes de Teixeira) e outra para o segundo grau (Escola Estadual Rui Barbosa).
Segundo o prefeito de Araguainha, a arrecadação bruta do município é de cerca de R$ 820 mil reais mensais, sendo boa parte para o pagamento de funcionários públicos que correspondem a 20% dos habitantes e manutenção da saúde pública. Segundo o IBGE, em 2017 a média salarial mensal era de 1,9 salários mínimos.
O panorama da cidade é de investimentos, Morais Filho disse que ainda este ano serão entregues 90 casas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e o município vive a expectativa de receber R$ 2 milhões de reais para realizar obras de pavimentação pelo programa ‘Poeira Zero’.
História
Os primeiros povos chegaram à região onde está localizada Araguainha nos anos 40, atraídos pelo garimpo e descoberta de pedras preciosas. Primeiramente chamada de Couto Magalhães, em homenagem ao ex-presidente da província de Alto Araguaia, foi no ano de 1963 que uma lei estadual criou o município que recebeu o nome do rio que banha a região, sendo assim, em 24 de fevereiro de 1964 foi fundado a cidade de Araguainha, que tem atualmente 55 anos.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews